PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia Par052/22 |
PROFESSOR |
Iara Fiorentin Comunello Subtil |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Patologia Bucal |
0-19413 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Periapicopatias. Cistos odontogênicos. Cistos não odontogênicos. Patologia óssea. Displasias. Tumores benignos. Lesões pré-malignas. Tumores malignos. Carcinoma espinocelular. Defeitos de desenvolvimento da região maxilofacial e oral. Alterações ósseas, dentárias e de tecidos moles. Histopatologia da cárie. Pulpites. Patologia do periodonto. Patologia do conjuntivo. Osteomielites. Patologia das glândulas salivares. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o aluno de odontologia para o diagnóstico das principais doenças bucais, abordando os aspectos histopatológicos, etiologia, evolução, fisiopatologia e características clínico-radiográficas de interesse para auxiliar no diagnóstico histopatológico, além de contribuir para formação integral do aluno, estimulando as reações, a iniciativa, a proatividade e a responsabilidade, com vistas a ajustá-lo ao perfil de um profissional de Odontologia competente e ético, técnica e cientificamente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Inter-relacionar dados clínicos, imaginológicos e histopatológicos, estudados nas disciplinas de Patologia Geral, Histologia Buco-Dental, Estomatologia, Radiologia, Terapêutica, Cirurgia, bem como em demais disciplinas afins à área do diagnóstico bucal; Estar aptos a indicar a realização de biópsias incisionais e excisionais de doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular, bem como reconhecer os métodos de processamento laboratorial do material biopsiado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I |
4 |
2 |
Unidade II |
4 |
3 |
Unidade III |
2 |
4 |
Unidade IV |
2 |
5 |
Unidade V |
2 |
6 |
Unidade VI |
4 |
7 |
Unidade VII |
6 |
8 |
Unidade VIII |
8 |
9 |
Unidade IX |
6 |
10 |
Unidade X |
4 |
11 |
Unidade XI |
2 |
12 |
Unidade XII |
2 |
13 |
Unidade XIII |
4 |
14 |
Unidade XIV |
6 |
15 |
Unidade XV |
4 |
16 |
Unidade XVI |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
62 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estratégias: 1) Metodologia de Ensino A disciplina de Patologia Bucal será trabalhada com metodologia ativas de ensino-aprendizagem, tendo na relação professor/estudante a construção ativa do processo de ensino- aprendizagem. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Nesta disciplina, o estímulo para a aprendizagem é uma representação da realidade (problemas de papel, periódicos, gravuras, relato de casos e outros) previamente construída pela professora responsável pela disciplina e o foco da atividade é educacional. A discussão e análise da situação-problema possibilita ao estudante mobilizar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras na busca de referência teóricas de forma integrada e articulada, para a realização do desempenho relacionado à tarefa para o semestre. Considerações importantes: - O horário de início da aula será rigorosamente obedecido. - A interrupção das explicações, para observações e perguntas, será permitida e desejada, desde que com objetivos técnico-científicos. - Eventualmente, por questões técnicas e de calendário acadêmico da UNIPLAC, o local e o período das aulas teóricas, poderá ser mudado, desde que comunicado previamente ao grupo ou ao representante de turma, em tempo hábil. a) FREQUÊNCIA: O registro da frequência será computado a partir do cumprimento das atividades propostas (síncrona ou assíncrona) em cada aula. b) AVALIAÇÃO: A avaliação de ensino e aprendizagem se dá num processo dialético, oportunizando a regulação do currículo real ao nível de quem ensina e de quem aprende, daí se parte integrante de todo o processo de ensino e aprendizagem, permitindo uma análise qualitativa e quantitativa deste processo. A avaliação formativa ou reguladora possibilita identificar fortalezas e fragilidades dos processos, visando a busca da superação. A avaliação somativa tem o propósito de definição da progressão do estudante no decorres do semestre. Para acompanhar e avaliar o desenvolvimento do estudante nos aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo, há instrumentos formativos e somativos, atendendo a disciplina de Patologia Bucal. Na disciplina será utilizada os instrumentos: Exercício de Avaliação de Desempenho do Estudante (EAD), o Exercício de Avaliação Cognitiva (EAC). Considerações importantes: - A interpretação das questões faz parte da prova. - Os alunos devem se expressar na língua portuguesa oficial, culta, utilizando termos técnicos adequados. Avaliação Teórica A1 0,5 ponto Avaliação Desempenho A1 1,75 Avaliação Teórica A2 0,5 ponto Avaliação Desempenho A2 1,75 Avaliação Teórica A3 0,5 ponto Avaliação Desempenho A3 1,75 Avaliação Teórica A4 0,5 ponto Avaliação Desempenho A4 1,75 Integrativa 1,0 2) Avaliação de recuperação prova teórica: - Os alunos com frequência suficiente terão o direito a duas provas de recuperação teórica de acordo com o cronograma da disciplina. Será considerada a nota maior Nova avaliação: - No caso de impossibilidade de realização das avaliações(ões) teórica(s) na(s) data(s) previamente estabelecida(s), o aluno deverá justificar sua impossibilidade POR ESCRITO, em documentação encaminhado à disciplina de Patologia Bucal e devidamente protocolado. Tal documento terá seu mérito analisado pelo professor da disciplina e, se necessário, o caso será levado para discussão junto ao colegiado do Curso de Graduação em Odontologia, que irão deferir ou não a solicitação realizada pelo aluno. Em caso de deferimento, a data e o horário para realização da(s) prova(s) de segunda chamada será combinado com o aluno. |
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HABILIDADES |
Competências e Habilidades Gerais dos Acadêmicos • Os acadêmicos devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, diagnóstico precoce e promoção de saúde em pacientes de risco ao desenvolvimento de doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular; • Os acadêmicos devem ter conhecimento dos aspectos histopatológicos das diversas doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular, bem como o entendimento com relação a sua etiologia, evolução e fisiopatologia; • Os acadêmicos devem estar aptos ao diagnóstico clínico, imaginológicos e histopatológico de doenças bucais e do complexo maxila-mandibular; • Os acadêmicos devem estar aptos a estabelecer prognósticos de doenças bucais e do complexo maxila-mandibular bem como propor tratamentos e reabilitação de pacientes portadores de tais doenças; • Os acadêmicos devem estar habilitados a utilização de expressões e termos técnicos adequados, de acordo com as normas da Língua Portuguesa, respeitando parâmetros de ética e confidencialidade; • Os acadêmicos devem estar preparados para aprender de maneira contínua, buscando informações em meios confiáveis de divulgação científicas; |
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ATITUDES |
Considerações importantes: a) A nota mínima do semestre para aprovação é 7,0 (sete). b) A frequência mínima é de 75% do total de aulas. c) As notas finais e definitivas serão arredondadas utilizando-se o sistema de arredondamento preconizado pela UNIPLAC. d) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente. e) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente. f) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino/aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente. g) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente. h) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz. i) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino. j) Casos omissos serão resolvidos mediante observância da legislação vigente na UNIPLAC. |
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OUTRAS |
CONSIDERAÇÕES FINAIS EVENTUALMENTE, POR QUESTÕES TÉCNICAS, O AMBIENTE VIRTUAL E O HORÁRIO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA PODERÃO SER ALTERADOS, DESDE QUE COMUNICADO PREVIAMENTE À TURMA, EM TEMPO HÁBIL. AO LONGO DO SEMESTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PODERÃO SER ADAPTADAS DE FORMA A INCREMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Desempenho A1 |
II, III, IV, V |
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1.80 |
05/03/2025 |
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Avaliação Teórica A1 |
II, III, IV, V |
|
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|
0.5 |
11/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação Desempenho A2 |
VI, VII, VIII |
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1.80 |
09/04/2025 |
|
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||||
Avaliação Teórica A2 |
VI, VII, VIII |
|
|
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0.5 |
A definir |
x |
30/04/2024 |
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Avaliação Desempenho A3 |
IX, X, XI, XII, XIII |
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1.70 |
21/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação Teórica A3 |
IX, X, XI, XII, XIII |
|
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0.5 |
27/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação Desempenho A4 |
XIV, XV, XVI |
|
|
|
1.70 |
18/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação Teórica A4 |
XIV, XV, XVI |
|
|
|
0.5 |
24/06/2025 |
x |
26/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
REGEZI, Joseph A.; SCIUBBA, James J.; JORDAN, Richard C. K. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 390 p. ISBN 978-85-352-4858-6. |
|||||||||||
2 |
SHAFER, William G.; HINE, Maynard K.; LEVY, Barnet M. Tratado de patologia bucal. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. 837p ISBN 85-201-0215-X. |
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3 |
TOMMASI, Antonio Fernando. Diagnóstico em patologia bucal. 2.ed. São Paulo: Pancast, 2000. 664 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CASTRO, Acyr Lima de. Estomatologia. 3.ed. São Paulo: Santos, 2000. 235 p. 22438 ISBN 8572880828 |
|||||||||||
2 |
NEVILLE, Brad W et al. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788595151390. |
|||||||||||
3 |
REICHART, Peter A.; PHILIPSEN, Hans Peter. Patologia bucal. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 284 p. (Coleção artmed de atlas coloridos de odontologia). ISBN 85-7307-560-0. |
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4 |
SCULLY, Crispian. Medicina oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Churchill Livingstone, 2009. ISBN 9788535231236. |
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5 |
NANCI, Antonio. Ten cate histologia oral: desenvolvimento, estrutura e função. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 344 p. ISBN 978-85-352-9148-3. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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