UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Estágio Curricular Obrigatório III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório III

0-18341

5

100


EMENTA

Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical no ensino médio atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pesquisar práticas pedagógicas em Educação Musical no Ensino Médio. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola; - Observar o cotidiano escolar; - Desenvolver Projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere a Educação Musical no Ensino Médio; - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola; - Oportunizar práticas de integração entre universidade e ensino médio. - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.
1.1Projeto Político Pedagógico
1.2 Cotidiano Escolar: Ensino Médio

12

2

Práticas pedagógicas em Educação Musical no Ensino Médio
2.1 Currículo mínimo em Educação Musical no Ensino Médio
2.2 Experiências pedagógicas em Educação Musical

36

3

Intervenção no campo de estágio.
3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio
3.1.1 Metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação
3.2 Execução de projetos de intervenção no Ensino Médio
3.3 Relato e discussão dos projetos desenvolvidos

40

4

Elaboração do Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado.

12

 

TOTAL DE HORAS

100 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, apresentação de seminários, debates consistentes e argumentados, relacionando com os conteúdos, leituras trabalhadas e a relação da teoria e prática dentro da unidade escolar.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio.

OUTRAS

------------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Diagnóstico (observações)

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02: Plano de Ensino

1, 2 e 3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03: Planos de Aula

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04: Prática de Estágio (intervenções)

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 05: Relatório de Estágio

1 ao 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 06: assiduidade, comprometimento e envolvimento

1 ao 4

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOENO, Adelita da Silva. Políticas e práticas da música no currículo escolar. Lages, 2020. 95 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020b.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.

2

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa Em Música: Apresentação de Metodologias, Exemplos e Resultados. Curitiba:CRV, 2013.

2

HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. São Paulo: Autêntica, 2012. 1 Recurso online.

3

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489.

4

SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287p. (Coleção Música). ISBN 9788520505090.

5

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática