PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório III |
0-18341 |
7º |
5 |
100 |
EMENTA |
|||
Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical no ensino médio atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Pesquisar práticas pedagógicas em Educação Musical no Ensino Médio. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola; - Observar o cotidiano escolar; - Desenvolver Projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere a Educação Musical no Ensino Médio; - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola; - Oportunizar práticas de integração entre universidade e ensino médio. - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. |
12 |
2 |
Práticas pedagógicas em Educação Musical no Ensino Médio |
36 |
3 |
Intervenção no campo de estágio. |
40 |
4 |
Elaboração do Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
100 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, apresentação de seminários, debates consistentes e argumentados, relacionando com os conteúdos, leituras trabalhadas e a relação da teoria e prática dentro da unidade escolar. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
------------ |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01: Diagnóstico (observações) |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02: Plano de Ensino |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03: Planos de Aula |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04: Prática de Estágio (intervenções) |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05: Relatório de Estágio |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 06: assiduidade, comprometimento e envolvimento |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOENO, Adelita da Silva. Políticas e práticas da música no currículo escolar. Lages, 2020. 95 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020b.pdf. Acesso em: 8 out. 2020. |
|||||||||||
2 |
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755 |
|||||||||||
3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa Em Música: Apresentação de Metodologias, Exemplos e Resultados. Curitiba:CRV, 2013. |
|||||||||||
2 |
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. São Paulo: Autêntica, 2012. 1 Recurso online. |
|||||||||||
3 |
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489. |
|||||||||||
4 |
SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287p. (Coleção Música). ISBN 9788520505090. |
|||||||||||
5 |
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |