PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Ingridh Elzinga Ortlieb |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Regência II |
0-18340 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Aprimoramento dos gestos de regência (Respiração, Anacruse, Fermatas, mudanças de compassos, independência das mãos). Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. A prática da regência numa perspectiva educacional. |
OBJETIVO GERAL |
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades do educador musical, capacitando para que possa reger grupos das mais diversas formações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aprimorar a regência aplicada - Desenvolver habilidade de reger compassos compostos - Reger grupo vocal - Estudar repertório proposto coletivo e individualmente |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Teoria Básica de Gestual (anacruse, fermatas, mudanças de compassos) |
10 |
2 |
Abordagem Prática com utilização de Repertório (peças a três e quatro vozes) |
10 |
3 |
introdução á regência instrumental |
10 |
4 |
Teoria e estudo de regência e grupos de vozes e instrumental |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX/ ED/ EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance na aquisição do gestual aprimorado através da execução do repertório proposto |
|||||||||||
HABILIDADES |
Domínio do desempenho progressivo na execução; Desenvolver uma prática com resultados sonoros conscientes; Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; Trabalho em equipe com o grupo musical; Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem da regência. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
integrativa |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
prova pratica |
1,2 |
|
|
|
2.0 |
31/03/2025 |
x |
14/04/2025 |
||||
prova teórica |
3,4 |
|
|
|
2.0 |
19/05/2025 |
x |
02/06/2025 |
||||
prova pratica |
1,2,3,4 |
|
|
|
3.00 |
16/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência: aplicada à orquestra, à banda de música e ao coro. 4.ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009. 77p. ISBN 9788574071114. |
|||||||||||
2 |
LAGO JÚNIOR, Sylvio. A arte da regência: história : técnica e maestros. Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 2002. 635 p. ISBN 857384085-4 |
|||||||||||
3 |
RINALDI, Arthur; DE LUCA, Beatriz Nery, Daniel. Vazzoler, Luciano. O regente sem orquestra: exercícios básicos, intermediários e avançados para formação do regente. São Paulo: Algol Editora, 2008. 191p. ISBN 978-85-60187-07-2. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998. |
|||||||||||
2 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9. |
|||||||||||
3 |
COELHO, Helena Wöhl. Técnica vocal para coros. 7. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005. 76 p. |
|||||||||||
4 |
SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. 2.ed. Oxford: Grove, 2001. 919 p. ISBN 0195170679 |
|||||||||||
5 |
ZANDER, Oscar. Regência coral. 3.ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987. 330 p. (Coleção Luís Cosme, V. 11) |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |