PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Violão I |
0-18339 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto. Introdução aos aspectos didáticos do instrumento. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver técnica básica, habilidades e conhecimentos elementares no instrumento violão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Introduzir os princípios básicos de técnicas de mão direita e esquerda; - Introdução à leitura de partitura para o instrumento; - Executar peças de música popular e erudita no violão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Princípios básicos de técnicas de mão direita e esquerda |
02 |
2 |
Postura, Cifragem, arpejos |
04 |
3 |
O ensino coletivo do instrumento violão |
04 |
4 |
Reconhecimento de leitura de partitura para violão |
15 |
5 |
Execução de peças |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leitura e execução do repertório, conhecimento sobre o ensino coletivo de violão. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
----------------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa: 23 e 24/06 - XIX Semana Acadêmica de Música |
------ |
x |
x |
x |
2.0 |
24/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01: Seminário |
1 a 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
11/03/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02: Execução de peça |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
13/05/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03: Execução de peça |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
17/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FARIA, Nelson. A arte da improvisação para todos os instrumentos. 4.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. 95 p. ISBN 8585426012 |
|||||||||||
2 |
MARIANI, Silvana; PIEKAS, Mari Ines. O equilibrista das seis cordas: método de violão para crianças. 1.ed. rev. Curitiba: Editora UFPR, 2009. ISBN 9788573352351. |
|||||||||||
3 |
SAVIO, Isaías. Escola moderna do violão: técnica do mecanismo = modern school of guitar : technique of mechanism = Escuela moderna de la guitarra : tecnica del mecanismo. São Paulo: Ricordi, 1985. 55 p. ISBN 978-85-99477-67-0. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FARIA, Nelson. O livro do Violão brasileiro. São Paulo: Irmãos Vitale, 2020. |
|||||||||||
2 |
PINTO, Henrique. Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes. São Paulo: Ricordi, 1978. |
|||||||||||
3 |
PINTO, Henrique. Técnica da Mão Direita - Arpejos. São Paulo, Ricordi, 2014. |
|||||||||||
4 |
PINTO, Henrique. Curso progressivo de violão: (nível médio) para 2o, 3o e 4o ano. São Paulo: Ricordi, 2000. 92 p. |
|||||||||||
5 |
SÁ, Renato. 211 levadas rítmicas: para violão e outros instrumentos de acompanhamento. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |