PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Prática de Conjunto I |
0-18338 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Experiências com diferentes formações instrumentais. Audição de peças com diversas formações musicais. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar prática instrumental para aperfeiçoamento técnico instrumental e vivências com formações musicais diversas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Organizar, elaborar ou adaptar arranjos para grupos instrumentais. Aperfeiçoar a leitura musical em grupo. Ampliar a vivencia do fazer musical coletivo. Realizar estudos coletivos de instrumento e elaborar arranjos colaborativos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
2 |
2 |
Planejamento, organização, elaboração e adaptação de repertório. |
4 |
3 |
Análise de formações instrumentais e repertório característico. |
2 |
4 |
Música de câmara e instrumentação |
4 |
5 |
Estudo coletivo de leitura musical |
4 |
6 |
Formações instrumentais alternativas |
2 |
7 |
Formações instrumentais na educação básica |
2 |
8 |
Estudo de dueto instrumental |
6 |
9 |
Estudo de trio instrumental |
4 |
10 |
Estudo de quarteto instrumental |
4 |
11 |
Devolutiva das peças estudadas |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX AEX/ET |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de organizar e executar peça de estudo instrumental coletivo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de promover o processo de ensino e aprendizagem de música através de práticas socializadoras. |
|||||||||||
ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
|
|
|
|
4.0 |
17/04/2025 |
x |
24/04/2025 |
||||
Avaliação 2 |
|
|
|
|
4.0 |
22/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Unicamp, 2000. ISBN 9788526808799. |
|||||||||||
2 |
CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. 12. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. 287 p. ISBN 8585426152. |
|||||||||||
3 |
FARIA, Nelson. A arte da improvisação para todos os instrumentos. 4.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. 95 p. ISBN 8585426012 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ADOLFO, Antônio. O livro do músico |
|||||||||||
2 |
BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro : J. Zahar Editor, 1986. |
|||||||||||
3 |
COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música Errante: O jogo da improvisação livre. São Paulo: perspectiva, 2016. |
|||||||||||
4 |
SÁ, Renato. 211 levadas rítmicas: para violão e outros instrumentos de acompanhamento. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002. |
|||||||||||
5 |
ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. Aspectos de organização da música do século XX . São Paulo: Ateliê, 2005. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |