PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Música V |
0-18337 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução às teorias na área de Estudos da Música Popular. Contexto e panorama histórico do desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar e compreender conceitos e características relevantes da música popular do século XIX e XX, incluindo a vanguarda e diferentes tendências da música popular urbana, e relacioná-las criticamente com aspectos contextuais históricos, socioculturais e musicológicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender aspectos conceituais sobre a música popular urbana e sua história. - Discutir e problematizar relações entre música e mídia e seus aspectos históricos. - Conhecer e distinguir as principais correntes da música popular urbana, relacionando-as com características estéticas, históricas e socioculturais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Música do século XX (após 1945): Continuação e revisão geral; conceitos e discussões; correntes estéticas |
04 |
2 |
Música Popular Urbana: conceitos, origens |
16 |
3 |
Música popular urbana e mídia |
04 |
4 |
Música Popular Urbana: história e gêneros |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, apresentação de seminários, debates consistentes e argumentados, relacionando com os conteúdos, leituras trabalhadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
------------------ |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
XIX Semana Acadêmica |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01: Prova discursiva, em dupla, por meio de pesquisa, trazendo os conteúdos referentes: 1,5 pontos Mesa redonda para o debate das questões e suas respostas: 0,5 pontos. |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/03/2025 |
x |
03/04/2025 |
||||
Avaliação 02: Apresentação de seminário, em que cada dupla sorteará um dos conteúdos trabalhados, apresentando de forma a relacionar teoria com prática: 1,5 pontos Entrega de material aos colegas e no Classroom: 0,5 pontos Trazer uma prática relacionando ao conteúdo: 1,0 |
3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
15/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
Avaliação 03: Plano de Aula trazendo uma proposta de atividade com uma música ou compositor da música popular da época: 1,5 ponto Desenvolvimento da atividade de forma prática: 1,5 ponto |
3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
26/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2006. 485 p. ISBN 8501049549 |
|||||||||||
2 |
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. 3. ed.rev. e ampl. São Paulo: Ed. 34, 1997. 188 p. ISBN 857326072b. |
|||||||||||
3 |
VELLOSO, Monica Pimenta. História & modernismo. São Paulo: Autêntica, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788582170953. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. São Paulo: Ed. Jorge Zahar, 1998. 206 p. ISBN 8571100047 |
|||||||||||
2 |
HOBSBAWM, Eric J. A história social do jazz. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2004. 316 p. ISBN 8521901682 |
|||||||||||
3 |
MALSON, Lucien; BELLEST, Christian. Jazz. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1989. 139 p. ISBN 8530800850 |
|||||||||||
4 |
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004. 365 p. ISBN 8573260947 |
|||||||||||
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |