UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Arranjo e Composição I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Arranjo e Composição I

0-18336

2

40


EMENTA

Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.


OBJETIVO GERAL

Estudar e elaborar arranjos para diversas formações e instrumentações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar estruturas musicais - harmônicas, melódicas, formais, instrumentais etc. - Analisar arranjos instrumentais e vocais; - Planejar e produzir arranjos;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Instrumentação
- Classificação dos instrumentos
- Normas de escrita

10

2

Técnicas de Arranjo
- Base Rítmica – Percussão, Baixo, Violão e Guitarra, Piano;

8

3

Fundamentos da Composição Musical
- Forma e planejamento;

8

4

Elaboração de arranjos simples;

10

5

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo dirigido do artigo: Considerações sobre o conceito de arranjo na música popular. Paulo Aragão. Cadernos do Colóquio; Dezembro, 2001.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX, ED, APE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando seu desempenho na aquisição do conceitos e técnicas para produção de arranjos e composições.

HABILIDADES

- Perceber estruturas harmônicas, melódicas, rítmicas e texturais; - Transpor melodias e harmonias para diferentes tonalidades e instrumentos; - Elaborar elementos musicais novos dentro de uma estrutura já existente; - Elaborar arranjos simples;

ATITUDES

- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica I

1, 2 e 3

x

x

x

4.0

12/05/2025

x

26/05/2025

x

x

x

A definir

x

30/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Unicamp, 2000. ISBN 9788526808799.

2

COSTA, Rogério. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Fapesp, 2016. 251p. ISBN 978-85-273-1073-4.

3

GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALCHOURRON, Rodolfo. Composición y Arreglos de música popular . Buenos Aires: Ed. Ricordi Americana, 1991.

2

CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. v.1. 20.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2009.

3

CURY, Vera Helena Massuh. Contraponto: o ensino e o aprendizado no curso superior de música. São Paulo: UNESP, 2007.

4

RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria,RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online.

5

VINCENT, PERSICHETTI. Harmonia no Século XX: aspectos criativos e prática. 2012

obs:

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