PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Arranjo e Composição I |
0-18336 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples. |
OBJETIVO GERAL |
Estudar e elaborar arranjos para diversas formações e instrumentações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar estruturas musicais - harmônicas, melódicas, formais, instrumentais etc. - Analisar arranjos instrumentais e vocais; - Planejar e produzir arranjos; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Instrumentação |
10 |
2 |
Técnicas de Arranjo |
8 |
3 |
Fundamentos da Composição Musical |
8 |
4 |
Elaboração de arranjos simples; |
10 |
5 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo dirigido do artigo: Considerações sobre o conceito de arranjo na música popular. Paulo Aragão. Cadernos do Colóquio; Dezembro, 2001. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX, ED, APE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando seu desempenho na aquisição do conceitos e técnicas para produção de arranjos e composições. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Perceber estruturas harmônicas, melódicas, rítmicas e texturais; - Transpor melodias e harmonias para diferentes tonalidades e instrumentos; - Elaborar elementos musicais novos dentro de uma estrutura já existente; - Elaborar arranjos simples; |
|||||||||||
ATITUDES |
- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Teórica I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
12/05/2025 |
x |
26/05/2025 |
||||
|
|
x |
x |
x |
|
A definir |
x |
30/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Unicamp, 2000. ISBN 9788526808799. |
|||||||||||
2 |
COSTA, Rogério. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Fapesp, 2016. 251p. ISBN 978-85-273-1073-4. |
|||||||||||
3 |
GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALCHOURRON, Rodolfo. Composición y Arreglos de música popular . Buenos Aires: Ed. Ricordi Americana, 1991. |
|||||||||||
2 |
CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. v.1. 20.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2009. |
|||||||||||
3 |
CURY, Vera Helena Massuh. Contraponto: o ensino e o aprendizado no curso superior de música. São Paulo: UNESP, 2007. |
|||||||||||
4 |
RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria,RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online. |
|||||||||||
5 |
VINCENT, PERSICHETTI. Harmonia no Século XX: aspectos criativos e prática. 2012 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |