UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Estágio Curricular Obrigatório I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório I

0-20087

6

120


EMENTA

Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental.

Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nos anos iniciais do ensino

fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar condições para que os estudantes, através da inserção em campos de estágios em Música, se apropriem de conhecimentos necessários a formação docente inicial em música.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer e analisar os conceitos e concepção sobre Estágio Curricular Obrigatório. - Observar o cotidiano escolar. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político da escola. - Analisar e discutir a inserção da educação musical na educação básica. - Pesquisar Práticas pedagógicas em Educação Musical nas Séries Inicias do Ensino Fundamental. - Desenvolver projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere às Séries Inicias do Ensino Fundamental. - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola. - Elaborar o relatório parcial desta etapa de intervenção


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estágio Curricular Obrigatório: conceitos e concepção Documentos que norteiam a inserção do estudante no campo de atuação profissional Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.
1.1Projeto Político Pedagógico
1.2 Cotidiano Escolar: Séries Iniciais do Ensino Fundamental

16

2

Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental.
2.1 Currículo mínimo em Educação Musical nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental.
2.2 Experiências pedagógicas em Educação Musical
2.3 Metodologias de Educação Musical nos Anos Iniciais.

32

3

Intervenção no campo de estágio. 3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio 3.1.1 Metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação 3.2 Execução de projetos de intervenção nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
3.3 Relato e discussão sobre os projetos desenvolvidos

48

4

Elaboração do Relatório Parcial da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado.

24

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:TIG/ AEX/ ARM/ET/TG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio.

ATITUDES

Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio.

OUTRAS

---------------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Diagnóstico

1

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02: Avaliação 03: Plano de Ensino

1, 2 e 3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03: Plano de Aula

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04: Prática de Estágio (intervenções)

1 ao 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 05: Relatório de Estágio

1 ao 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 06: assiduidade

1 ao 4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 07: comprometimento e envolvimento

1 ao 4

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MATEIRO, Teresa. Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2009. 191p. ISBN 9788520504628

2

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

2

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2001. v. 6.

3

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009.

4

MARZULLO, Eliane. Musicalização nas escolas: do 1º ao 3º anos do ensino fundamental. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 49 p. ISBN 978-85-326-2496-3.

5

MARZULLO, Eliane. Musicalização nas escolas: 4º e 5º anos do ensino fundamental. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 69 p. ISBN 978-85-326-2496-3.

obs:

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