PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório I |
0-20087 |
5º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar condições para que os estudantes, através da inserção em campos de estágios em Música, se apropriem de conhecimentos necessários a formação docente inicial em música. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer e analisar os conceitos e concepção sobre Estágio Curricular Obrigatório. - Observar o cotidiano escolar. - Realizar estudos referentes ao Projeto Político da escola. - Analisar e discutir a inserção da educação musical na educação básica. - Pesquisar Práticas pedagógicas em Educação Musical nas Séries Inicias do Ensino Fundamental. - Desenvolver projeto de Estágio considerando as necessidades da escola no que se refere às Séries Inicias do Ensino Fundamental. - Desenvolver metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação para o processo de intervenção da Educação Musical na escola. - Elaborar o relatório parcial desta etapa de intervenção |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio Curricular Obrigatório: conceitos e concepção Documentos que norteiam a inserção do estudante no campo de atuação profissional Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. |
16 |
2 |
Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Iniciais do Ensino |
32 |
3 |
Intervenção no campo de estágio. 3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio 3.1.1 Metodologias e estratégias de aprendizagem e avaliação 3.2 Execução de projetos de intervenção nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
48 |
4 |
Elaboração do Relatório Parcial da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado. |
24 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias:TIG/ AEX/ ARM/ET/TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos. |
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HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio. |
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ATITUDES |
Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01: Diagnóstico |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 02: Avaliação 03: Plano de Ensino |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 03: Plano de Aula |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04: Prática de Estágio (intervenções) |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 05: Relatório de Estágio |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 06: assiduidade |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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||||
Avaliação 07: comprometimento e envolvimento |
1 ao 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MATEIRO, Teresa. Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2009. 191p. ISBN 9788520504628 |
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2 |
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704. |
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3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf |
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2 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2001. v. 6. |
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3 |
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009. |
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4 |
MARZULLO, Eliane. Musicalização nas escolas: do 1º ao 3º anos do ensino fundamental. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 49 p. ISBN 978-85-326-2496-3. |
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5 |
MARZULLO, Eliane. Musicalização nas escolas: 4º e 5º anos do ensino fundamental. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 69 p. ISBN 978-85-326-2496-3. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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