PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Percussão II |
0-20086 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo e composição para instrumentos de percussão. Percussão sinfônica. Percussão na educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
2 |
2 |
Contextualização da escrita de percussão a quatro vozes. |
4 |
3 |
Estudo de peça de percussão marcial. |
6 |
4 |
Percepção e leitura rítmica, solfejo aplicadas ao estudo de percussão. |
4 |
5 |
Práticas de leitura e escrita convencional e alternativa para percussão. |
2 |
6 |
Técnicas de estudo para pandeiro e musica popular. Estudo de rítmicas de samba e choro. |
2 |
7 |
Estudos de pandeiro aplicado ao repertório da musica popular brasileira. O pandeiro regionalizado e aplicado na capoeira |
4 |
8 |
Arranjo e composição de peças de percussão |
6 |
9 |
Contextualização da instrumentação na percussão sinfônica e suas especificidades. Estudo de uma peça com percussão sinfônica. |
6 |
10 |
A percussão como ferramenta de educação musical. Métodos coletivos para percussão. Análise de programas e projetos de ensino de percussão. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
AEX/ET |
Estratégias:AEX AEX/ED |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica. |
|||||||||||
ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
|
|
|
|
4.0 |
14/04/2025 |
x |
28/04/2025 |
||||
Avaliação 2 |
|
|
|
|
4.0 |
12/05/2025 |
x |
26/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro : para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Lumiar, 2010. 161 p. ISBN 978-85-7407-275-3. |
|||||||||||
2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
|||||||||||
3 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Bateria e percussão brasileira em grupo: composições |
|||||||||||
2 |
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de Percussão. São Paulo: UNESP, 2003. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Eder Rocha dos. Zabumba moderno. Pernambuco: Governo de Pernambuco, 2000. |
|||||||||||
4 |
POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p. |
|||||||||||
5 |
SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |