UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Percussão II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Percussão II

0-20086

2

40


EMENTA

Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo e composição para

instrumentos de percussão. Percussão sinfônica. Percussão na educação musical. Práticas

extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.

2

2

Contextualização da escrita de percussão a quatro vozes.

4

3

Estudo de peça de percussão marcial.

6

4

Percepção e leitura rítmica, solfejo aplicadas ao estudo de percussão.

4

5

Práticas de leitura e escrita convencional e alternativa para percussão.

2

6

Técnicas de estudo para pandeiro e musica popular. Estudo de rítmicas de samba e choro.

2

7

Estudos de pandeiro aplicado ao repertório da musica popular brasileira. O pandeiro regionalizado e aplicado na capoeira

4

8

Arranjo e composição de peças de percussão

6

9

Contextualização da instrumentação na percussão sinfônica e suas especificidades. Estudo de uma peça com percussão sinfônica.

6

10

A percussão como ferramenta de educação musical. Métodos coletivos para percussão. Análise de programas e projetos de ensino de percussão.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

AEX/ET


Estratégias:AEX AEX/ED


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica.

ATITUDES

No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

4.0

14/04/2025

x

28/04/2025

Avaliação 2

4.0

12/05/2025

x

26/05/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro : para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Lumiar, 2010. 161 p. ISBN 978-85-7407-275-3.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.

3

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Bateria e percussão brasileira em grupo: composições

2

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de Percussão. São Paulo: UNESP, 2003.

3

SANTOS, Eder Rocha dos. Zabumba moderno. Pernambuco: Governo de Pernambuco, 2000.

4

POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p.

5

SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204

obs:

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