PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Música III |
0-20085 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Séculos XIX: período de transição entre os séculos XIX e XX: nacionalismo, pós-romantismo e pós- tonalismo. Música do século XX: atonalismo, neoclassicismo, dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar, conhecer e analisar as características e particularidades mais importantes da música ocidental dos séculos XIX e XX. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer aspectos gerais da música europeia do século XIX a partir do enfoque nas formas musicais do período. - Compreender criticamente o contexto e os processos de transformação sofridos pela música europeia do século XIX e XX. - (Re)conhecer vanguardas dos séculos XIX e XX, suas características, compositores e obras representativas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Séculos XIX: Período de transição entre os séculos XIX e XX |
08 |
2 |
Nacionalismo |
04 |
3 |
Manifestações musicais do Pós-romantismo |
14 |
4 |
Manifestações musicais do Pós-tonalismo |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como atividades teóricas e práticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
23 e 24/06 - IX Semana Acadêmica de Música |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01: Prova discursiva, em dupla, por meio de pesquisa, trazendo os conteúdos referentes |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
17/03/2025 |
x |
24/03/2025 |
||||
Avaliação 02: Apresentação de seminário, em que cada dupla sorteará um dos conteúdos trabalhados, apresentando de forma a relacionar teoria com prática: 1,5 pontos Entrega de material aos colegas e no Classroom: 0,5 pontos Trazer uma prática relacionando ao conteúdo: 1,0 |
3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
05/05/2025 |
x |
12/05/2025 |
||||
Avaliação 03: Elaboração e apresentação, em duplas, de Mapa Conceitual/ Linha do Tempo, trazendo os pontos mais importantes dos conteúdos trabalhados |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9. |
|||||||||||
2 |
COLLISSON, Steve. O livro da música clássica. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. 352 p. ISBN 978-65-806-3402-6. |
|||||||||||
3 |
ENRICO FUBINI. Estética da música. 1. São Paulo: Almedina, 2019. E-Book. ISBN 9789724421605. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9789724421605. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 978-85-7110-365-8. |
|||||||||||
2 |
BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911 |
|||||||||||
3 |
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: da idade média ao século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. 525 p. ISBN 8500-00-877-6. |
|||||||||||
4 |
FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação . 2. ed Rio de Janeiro: UNESP, 2008. 364p. ISBN 9788571397996 |
|||||||||||
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |