UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Harmonia III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Harmonia III

0-20084

2

40


EMENTA

Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de

vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas;

ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e

arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e

articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Dominar as regras e conceitos básicos do sistema tonal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sistematizar os conhecimentos relativos aos acordes de três e quatro sons (estrutura, estado, tipo, classificação); - Desenvolver a percepção musical das tríades e tétrades quanto ao modo, tipo e função harmônica do acorde; - Sistematizar os conhecimentos sobre encadeamento de acordes, condução de vozes; - Desenvolver os conhecimentos sobre o sistema tonal a partir do estudo das tríades e tétrades diatônicas pertencentes a escala maior e menor e do estudo das funções harmônicas atribuídas aos graus das escalas maiores e menores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Modo Menor

6

2

Progressão Harmônica

6

3

Cadências

6

4

Notas Melódicas

6

5

Tétrades Diatônicas

6

6

Harmonização de Melodias

6

7

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido do texto “Algumas instruções para a obtenção de sucessões mais favoráveis; sobre a condução melódica das vozes extremas; sobre conclusões, cadências, cadências interrompidas e o acorde de quarta-e-sexta na cadência” (pg. 179 à 222) do livro SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização das técnicas de harmonização e condução de vozes.

HABILIDADES

Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos.

ATITUDES

- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do conteúdo.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica I

1, 2, 3 e 4

x

x

x

4.0

07/04/2025

x

21/04/2025

Avaliação Teórica II

5 e 6

x

x

x

4.0

02/06/2025

x

16/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. 143 p. ISBN 85-85426-97-7.

2

HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, 1949. 127 p. ISBN 978-85-7407-045-2.

3

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001. 579 p. ISBN 85-7139-362-1.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2ª ed. São Paulo: Anna Blume, 2006.

2

CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. v.1. 20.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2009.

3

RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria,RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online.

4

SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004.

5

VINCENT, PERSICHETTI. Harmonia no Século XX: aspectos criativos e prática. 2012

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática