PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria e Percepção Musical III |
0-19407 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em uma e duas vozes em compassos simples e compostos, pausas e síncopes. Estudo de elementos harmônicos envolvendo tríades e tétrades. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de conceber e representar mentalmente a música em suas diferentes dimensões e traduzi-las em múltiplas representações escritas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental, 1º e 2ª inversão; |
4 |
2 |
Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
4 |
3 |
Leitura de Claves: |
4 |
4 |
Ditado Melódico: |
12 |
5 |
Ritmo: |
28 |
6 |
Solfejo: |
20 |
7 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido para o desenvolvimento das habilidades de Ritmo, Ditado Melódico e Solfejo. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ED - Estudo Dirigido; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Conhecimento das técnicas abordadas para o desenvolvimento da Percepção Musical; |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Identificação dos elementos fundamentais do sistema tonal; - Compreensão do que se escuta; - Desenvolvimento do ouvido interno; - Reconhecimento e execução de motivos rítmicos; |
|||||||||||
ATITUDES |
- Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; - Assiduidade e participação; |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I Reconhecimento de Intervalos Melódicos |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
12/03/2025 |
x |
19/03/2025 |
||||
Avaliação II – Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
09/04/2025 |
x |
16/04/2025 |
||||
Avaliação III - Leitura de Claves nas Claves de Sol e de Fá |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
23/04/2025 |
|
|
||||
Avaliação IV – Ritmo |
5 |
x |
x |
x |
1.0 |
30/04/2025 |
x |
07/05/2025 |
||||
Avaliação V - Ditado Melódico |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/05/2025 |
x |
28/05/2025 |
||||
Avaliação VI - Solfejo Tonal |
6 |
x |
x |
x |
1.0 |
18/06/2025 |
x |
25/06/2025 |
||||
Avaliação VII – Ritmo |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/06/2025 |
x |
25/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. 7. ed. São Paulo: Unicamp, 2009. 250p ISBN 9788531411960. |
|||||||||||
2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
|||||||||||
3 |
POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002. 319 p. ISBN 858542678-0. |
|||||||||||
2 |
LIMA, Marisa Ramires Rosa; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática. 6. ed. São Paulo: Embraform, 2004. |
|||||||||||
3 |
MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: Musimed, 2017. |
|||||||||||
4 |
PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. v. 1-2. w/CD. Rio de Janeiro: Lumiar, 2001. |
|||||||||||
5 |
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar (trad. Raquel Marques Simões). São Paulo: Fermata do Brasil, 1995. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |