PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estudos em Educação Musical II |
0-19412 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Investigação científica em educação musical. Conteúdos básicos em música e vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música. Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológica dos currículos de música. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Refletir pedagogicamente sobre o contexto histórico da organização curricular e extracurricular em educação musical. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender historicamente o surgimento das referências curriculares para Educação Musical no Brasil. Entender a importância do currículo em educação musical e do planejamento pedagógico no desenvolvimento dos processos educacionais. Perceber as diferenças entre projetos, programas e propostas curriculares e extracurriculares. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
26 |
2 |
Propostas de ensino de música nos espaços de educação informal. Problematização e socialização de práticas musicais em projetos e programas sociais. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação. |
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HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica |
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ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 - Seminário |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
4 |
07/04/2025 |
x |
14/04/2025 |
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avaliação 2 - |
unidade 2 |
x |
x |
x |
4 |
12/05/2025 |
x |
19/05/2025 |
||||
avaliação integrativa |
integrativa |
x |
x |
x |
2 |
19/06/2024 |
x |
20/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1988. 140 p. (Novas buscas em educação). ISBN 8532303188. |
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2 |
GORDON, Edwin E. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. 510 p. ISBN 9723108763. |
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3 |
ILARI, Beatriz Senoi. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006. 452 p. ISBN 8573351403 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva |
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2 |
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489. |
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3 |
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Som, gesto, forma e cor: Dimensões da arte e seu ensino. 2.ed. Belo Horizonte: Arte & Indústria Editora Ltda, 1996. 111 p. (Coleção arte e ensino) |
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4 |
SOUZA, Jusamara. Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Sulina 2008 |
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5 |
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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