UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Naiara Gracia Tibola, Juares da Silva Thiesen


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19406

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Analisar a construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo, compreendendo as interrelações entre currículo, escola e sociedade, e investigando propostas curriculares alternativas que promovam uma educação transformadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Compreender os fundamentos históricos, culturais e epistemológicos que sustentam a construção do currículo. b) Identificar as influências sociais e ideológicas presentes no desenvolvimento e na implementação dos currículos escolares. c) Estabelecer relações entre currículo, escola e sociedade, destacando os impactos mútuos no processo educacional. d) Investigar propostas curriculares alternativas, avaliando suas contribuições para uma educação mais equitativa e contextualizada. e) Promover reflexões críticas sobre a função social do currículo no fortalecimento de uma educação transformadora.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo.

14

2

Currículo, escola e sociedade.

12

3

Propostas curriculares alternativas.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

1

x

x

x

2.0

2/20/2025

x

3/6/2025

Avaliação 02 – Seminário

1 e 2

x

x

x

2.0

4/17/2025

x

5/15/2025

Avaliação 03

2 e 3

x

x

x

2.0

5/29/2025

x

6/26/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 101 p. (Série Cultura, Memória e Currículo) ISBN 8524908920

2

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939.

3

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2 ed, 9º reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

2

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2014.

3

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

4

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense Acesso em: 28 jan. 2025.

5

THIESEN, Juares da Silva. O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola@p0. Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7407. Acesso em: 28 jan. 2025.

6

MOREIRA, A. C. B. et al. Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: M.r.Cornacchia, 2011.

7

MENDONÇA, S. G. L. – A Crise de Sentidos e Significados na escola: A Contribuição do Olhar Sociológico. Cad. Cedes, Campinas, vol.31,n.85, p.341-357, set-dez.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/LZRF5sQXq7cjb9SPxkWVgsz/abstract/@p1lang=pt Acesso em: 28 jan. 2025.

obs:Outras bibliografias serão indicadas para leitura e atividades e estarão disponíveis no Google Sala de Aula. Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

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