PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Ingridh Elzinga Ortlieb |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Canto Coral III |
0-19410 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Canto coral aplicado na educação formal e não-formal. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a prática do canto em conjunto adaptando as potencialidades vocais individuais dos alunos na busca de uma sonoridade aprimorada ao canto coral. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o estudante possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; - Desenvolver o estudo e prática sobre respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção; - Desenvolver habilidades e técnicas de vocalização; - Aplicar a prática vocal e prática de leitura musical em conjunto, desenvolvendo repertório erudito, popular e folclórico; - Avaliar e fomentar o desenvolvimento e aprimoramento da expressão, interpretação e qualidade vo-cal coletiva; - Desenvolver habilidade para o trabalho do canto coral em espaços formais e não-formais de educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estudo e prática sobre respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção; |
6 |
2 |
Prática vocal e prática de leitura musical em conjunto de repertório erudito, popular e folclórico. |
12 |
3 |
Desenvolvimento e aprimoramento da expressão, interpretação e qualidade vocal coletiva; |
6 |
4 |
Preparação do repertório; |
16 |
5 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido para o desenvolvimento do repertório do semestre. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
44 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio da aplicação do aquecimento executado pelo estudante e pela execução do repertório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
• Domínio do desempenho progressivo na execução do instrumento. • Desenvolver uma prática com resultados sonoros conscientes. • Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos. |
|||||||||||
ATITUDES |
• Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório. • Trabalho em equipe com o grupo musical. • Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do instrumento. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Execução do Repertório I |
2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
16/04/2025 |
x |
23/04/2025 |
||||
Execução do Repertório II |
2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
11/06/2025 |
x |
18/06/2025 |
||||
Aplicação do Aquecimento |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
25/02/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARAÚJO, Marconi. Belting contemporâneo: aspectos técnico-vocais para teatro musical e música pop. Brasília, DF: Musimed Edições Musicais, 2013. 104 p. (Série todo canto, v. 1). ISBN 978-85-7092-046-1. |
|||||||||||
2 |
MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto: uma expressão : princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2000. 111 p. ISBN 978-85-7407-122-0. |
|||||||||||
3 |
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2. ed. Rio de Janeiro: Musicmed, 2003. 206p. ISBN 8590293017 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BAÊ, Tutti. Canto: equilíbrio entre corpo e som: princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Ir-mãos Vitale, 2006. |
|||||||||||
2 |
GOULART, Diana e COOPER, Malu. Por Todo o Canto: coletânea de exercícios de técnica vocal. v. II. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2013. |
|||||||||||
3 |
QUINTEIRO, Eudosia Acuna. Estetica da voz: uma voz para o ator. 8. ed. São Paulo: Plexus, 2018. |
|||||||||||
4 |
MATHIAS, Nelson. Coral: um canto apaixonante. Brasília: Musimed, 2001. |
|||||||||||
5 |
SAHDI, Anna Paula. O caminho natural da voz: método de canto com enfoque terapêutico. São Paulo: Alfabeto, 2014. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |