UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20051

3

60


EMENTA

Atividades de extensão integradoras e articuladas aos conhecimentos específicos do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre pesquisa, planejamento, avaliação e elaboração de projetos de extensão, com base nas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em permanente diálogo com a sociedade, por meio de ações alinhadas à realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 3. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 4. Estabelecer diálogo com os órgãos educacionais que recebem os acadêmicos de extensão; 5. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. 6. Refletir acerca das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, bem como as oportunidades de permanência e melhoria.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão.

10

2

Elaboração de materiais para a execução dos projetos,
Desenvolvimento das atividades extensionistas.

40

3

Reflexões acerca das práticas desenvolvidas ao longo do semestre, seminário final.

10

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

2

A definir

Avaliação 1 - Ajustes e elaboração dos materiais, pesquisas e referências

1

A definir

Avaliação 2 - Execução dos projetos

5

A definir

Avaliação 3 - Seminário final

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P.; SILVEIRA, Jarbas Aryel Nunes da. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. São Paulo: Atlas, 2016. 327 p. ISBN 9788597003451.

2

SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. Jundiaí: Paco, 2019. 197 p. ISBN 978-85-462-1989-6.

3

TAJRA, Sanmya Feitosa (org.). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 210 p. ISBN 978-85-5081-341-7.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521630470.

2

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 133 p. ISBN 978-85-7605-156-5.

3

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

4

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 341 p. ISBN 9788565848886.

5

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática