PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cálculo III |
0-19999 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Integrais múltiplas. Calculo vetorial. Sequências e séries numéricas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina, o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Estabelecer a solução de problemas relativos ao uso de integrais múltiplas. 2. Resolver e interpretar contextos ligados ao Cálculo Vetorial. 3. Determinar analiticamente a solução de sequências e séries numéricas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Integração múltipla e aplicações |
30 |
2 |
2. Cálculo Vetorial |
30 |
3 |
3 Sequências e Séries Numéricas |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
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ATITUDES |
Avaliação em sala de aula (remota ou presencial) levando em conta os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação, trabalho em equipe. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO INTEGRATIVA |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
|
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
|
x |
x |
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FEITOSA, Miguel Oliva. Cálculo vetorial e geometria analítica: exercícios propostos e resolvidos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 349 p. ISBN 85-224-1458-0. |
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2 |
GONÇALVES, Mirian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed.rev. e ampl. São Paulo: Pearson Education, 2007. 434 p. ISBN 9788576051169 |
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3 |
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo, v. 3. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788521635918. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limitte, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152 |
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2 |
IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; MACHADO, Nílson José. Fundamentos de matemática elementar: limites, derivados, noções de integral. 5. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 8, 269 p. ISBN 85-7056-439-2. |
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3 |
LIMA, Elon Lages. Análise real. 6. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v.1, 189 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 8524401169. |
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4 |
SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: McGraw-Hill, 1987. v. 2, 807 p. |
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5 |
STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2011. 1151 p. ISBN 9788522106608 |
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obs:- Cada prova terá uma lista de revisão que valerá 0,5. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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