PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Álgebra Linear I |
0-19997 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Espaços vetoriais: espaço vetorial real. Combinações lineares de vetores transformações lineares: funções vetoriais. Núcleo e imagem de transformações lineares. Operadores lineares. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio algébrico; - Ser capaz de reconhecer as aplicações dos vetores bem como suas operações; - Identificar espaços vetores e conhecer suas propriedades; - Saber operar com transformações lineares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução à Álgebra Linear |
16 |
2 |
2. Espaços Vetoriais |
14 |
3 |
3. Transformações lineares |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX/ ED/ EX/TI/TG/ARM |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliação Individual |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Integrativa |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
01 e 02 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
03 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Lista de exercícios e desafios de todas as unidades |
01, 02 e 03 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7. |
|||||||||||
2 |
LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482 |
|||||||||||
3 |
LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atual, 1987. ISBN 85-7056-297-7. |
|||||||||||
2 |
CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918 |
|||||||||||
3 |
HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X. |
|||||||||||
4 |
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Pearson Education, 1997. 245 p. ISBN 0074609440. |
|||||||||||
5 |
STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |