UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Álgebra Linear I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Álgebra Linear I

0-19997

2

40


EMENTA

Espaços vetoriais: espaço vetorial real. Combinações lineares de vetores transformações lineares:

funções vetoriais. Núcleo e imagem de transformações lineares. Operadores lineares.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio algébrico; - Ser capaz de reconhecer as aplicações dos vetores bem como suas operações; - Identificar espaços vetores e conhecer suas propriedades; - Saber operar com transformações lineares.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução à Álgebra Linear
1.1. Vetores: Introdução e definição;
1.2. Soma de vetores e multiplicação por um escalar;
1.3. Produto escalar, norma, distância, ângulos e projeções;
1.4. Vetores espaciais;
1.5. Combinação linear;
1.6. Produto vetorial;
1.7. Produto misto;

16

2

2. Espaços Vetoriais
2.1. Introdução, definição e exemplos;
2.2. Propriedades de um espaço vetorial;
2.3. Subespaços vetoriais;
2.4.Dependência e independência linear;
2.5. Base e dimensão de um espaço vetorial;
2.6. Coordenadas de um vetor em relação a uma base;

14

3

3. Transformações lineares
3.1. Introdução, definição e exemplos;
3.2. Propriedades de uma transformação linear;
3.3. Núcleo e imagem de uma transformação linear;
3.4. Transformações lineares singulares e não singulares;
3.5. Operações com transformações lineares;
3.6. Matriz associada a uma transformação linear

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:AEX/ ED/ EX/TI/TG/ARM


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Avaliação Individual

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01

01 e 02

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02

03

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Lista de exercícios e desafios de todas as unidades

01, 02 e 03

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7.

2

LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482

3

LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atual, 1987. ISBN 85-7056-297-7.

2

CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918

3

HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X.

4

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Pearson Education, 1997. 245 p. ISBN 0074609440.

5

STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445

obs:

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