PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR |
Thiago Spindola Coelho |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Análise Matemática I |
0-18257 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Sequências e séries de funções. Teoremas clássicos do cálculo: limites e continuidade. Funções deriváveis. Integral de Riemann. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar ao aluno o conhecimento dos princípios da Análise matemática, servindo assim de introdução a pesquisa científica, bem como relacioná-los com a prática e em especial com o ensino da matemática |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Definir corretamente sequências e estabelecer todos os critérios de convergência e divergência de séries, aplicando-os corretamente. Determinar o domínio de convergência de uma série de potências e obter novas séries por meio da derivação e integração de séries de funções. Construir as séries de Taylor e Maclaurin para uma função específica e representar corretamente a série binomial. Estudar a Integral de Riemann em conjunto com os Teoremas Fundamentais do Cálculo e o Teorema de Lebesgue. Desenvolver noções iniciais de topologia, interpretar espaços métricos e suas implicações, além de analisar a continuidade de funções e conjuntos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Revisão Limites |
18 |
2 |
2. Séries |
22 |
3 |
3. Séries de Potências |
20 |
4 |
4. Integral de Riemann |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações |
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ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
1 - 2 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 |
3 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Avaliação Integrativa |
|
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|
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 2.ed. São Paulo: Não Cadastrada, 1976. 526 p. 5545 |
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2 |
LIMA, Elon Lages. Espaços métricos. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 1993. 299 p. (Projetos euclides). |
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3 |
LIMA, Elon Lages. Análise real. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. v. 1, 189 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 8524401169. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LIMA, Elon Lages. Curso de Análise. v.2. 6.ed. Rio de Janeiro; IMPA, 2000. 547 p |
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2 |
LIMA, Elon Lages. Curso de Análise. v.1. Rio de Janeiro: IMPA, 10º Ed.344P. |
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3 |
LIMA, Elon Lages. Curso de Análise. v.1. Rio de Janeiro: IMPA, 10º Ed. 344 p |
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4 |
STEWART, James. Cálculo v.2. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001 |
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5 |
Cálculo - 6.ed. / 2011 - ( Livros ) - Acervo 134030 STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2011. 1151 p. ISBN 9788522106608 Número de Chamada: 515 S84 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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