PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Física II |
0-19402 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Energia mecânica. Calor e entropia. Ondas sonoras. Estática e dinâmica dos fluídos. Gravitações e oscilações. Propriedades moleculares dos gases. |
OBJETIVO GERAL |
O ensino da Física no referido curso deverá fornecer ao aluno: - Conhecimento e compreensão dos fenômenos físicos que ocorrem na natureza. - Dados para a determinação de sua atitude frente aos fenômenos. - Condições para aprimorar sua capacidade de aplicação do raciocínio científico. - Possibilidade de desenvolver técnicas aplicáveis à resolução de problemas que envolvem os fenômenos físicos |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conceituar temperatura; - Caracterizar a dilatação - Definir quantidade de calor - Estabelecer os estados da matéria e explicar o mecanismo das mudanças de estado - Caracterizar as variáveis de estudo de um gás - Identificar os tipos de transferência de calor e caracterizar - Conceituar onda - Interpretar os fenômenos referentes a acústica - Conceituar massa específica ,Lei de Stevin, Princípio de Pascal e Arquimedes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
ENERGIA |
40 |
2 |
ONDAS |
10 |
3 |
ACÚSTICA |
10 |
4 |
FLUIDOS (HIDROSTÁTICA) |
10 |
5 |
|
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Respeito e participação |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Prova 1 |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova 2 |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho final |
|
|
|
|
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1973. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
2 |
TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros, V.1: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2618-3. |
|||||||||||
3 |
GONÇALVES, Dalton. Física do científico e do vestibular. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1975. 335 p. 4612 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1975. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
2 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. 4.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1996. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
3 |
HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; RESNICK, Robert. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1973. 1050 ISBN 85-216-0298-7 |
|||||||||||
4 |
Os fundamentos da física: eletricidade, introdução à física moderna, análise dimensional |
|||||||||||
5 |
FUKE, Luiz Felipe; SHIGEKIYO, Carlos Tadashi; YAMAMOTO, Kazuhito. Os alicerces da física: termologia, óptica ondulatória. 3.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1990. 400 p. ISBN 8502002880 |
|||||||||||
6 |
SEARS, Francis Weston. Física: Mecânica - movimento vibratório e calor. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1966. 400 p. 10544 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |