PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Naiara Gracia Tibola, Juares da Silva Thiesen |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Currículos e Saberes |
0-19404 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar a construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo, compreendendo as interrelações entre currículo, escola e sociedade, e investigando propostas curriculares alternativas que promovam uma educação transformadora. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
a) Compreender os fundamentos históricos, culturais e epistemológicos que sustentam a construção do currículo. b) Identificar as influências sociais e ideológicas presentes no desenvolvimento e na implementação dos currículos escolares. c) Estabelecer relações entre currículo, escola e sociedade, destacando os impactos mútuos no processo educacional. d) Investigar propostas curriculares alternativas, avaliando suas contribuições para uma educação mais equitativa e contextualizada. e) Promover reflexões críticas sobre a função social do currículo no fortalecimento de uma educação transformadora. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. |
14 |
2 |
Currículo, escola e sociedade. |
12 |
3 |
Propostas curriculares alternativas. |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
1 |
|
|
|
2.0 |
3/13/2025 |
x |
3/27/2025 |
||||
Avaliação 02 – Seminário |
2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
4/24/2025 |
x |
5/15/2025 |
||||
Avaliação 03– Participação, assiduidade e envolvimento |
3 |
|
|
|
2.0 |
5/22/2025 |
x |
7/3/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; MANHÃES, Luiz Carlos; ALVES, Nilda (org.). Criar currículo no cotidiano. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 101 p. (Série cultura, memória e currículo, v. 1). ISBN 978-85-249-0892-7. |
|||||||||||
2 |
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939. |
|||||||||||
3 |
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5. |
|||||||||||
2 |
COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 176 p. ISBN 858658421-5. |
|||||||||||
3 |
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998. 275 p. ISBN 857307313-6. |
|||||||||||
4 |
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 243 p. (Coleção estudos culturais em educação). ISBN 853261497-3. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Aida Maria Monteiro; MONTEIRO, Ana Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SANTO, Lucíola L. C.; LIBÂNEO, José Carlos; ARAÚJO, José Carlos Souza; SOARES, Magda; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; TARDIF, Maurice. Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. 197 p. ISBN 8574900834 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |