UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Cálculo I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Juliano Machado Menegazzo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cálculo I

0-19401

4

80


EMENTA

Limites. Continuidade. Derivadas. Aplicações da derivada. Diferencial. Formas indeterminadas.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, buscando a solidificação do conhecimento matemático estudado anteriormente. Buscaremos ainda fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos se tornem ferramenta indispensável no exercício de sua profissão docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Operar corretamente com limites e continuidade; 2. Reconhecer e interpretar problemas envolvendo derivadas; 3. Conceituar diferenciais e aplicá-los na resolução de problemas; 4. Resolver integrais através de técnicas de integração; 5. Interligar sempre que possível o conteúdo estudado, com outras disciplinas do Curso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Limites e continuidade
1.1 Definição
1.2 Propriedades dos limites
1.3 Limites Laterais
1.4 Cálculo de limites
1.5 Limites no infinito
1.6 Limites fundamentais
1.7 Continuidade de uma função

30

2

1 . Derivadas
1.1 Reta tangente
1.2 Definição de derivada de uma função
1.3 Regras de derivação
1.4 Derivadas de funções elementares
1.5 Derivadas sucessivas
1.6 Derivação implícita
1.7 Aplicações da derivada.
1.8 Regra de L'Hôpital
1.9 Diferencial

50

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; .


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

---

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limitte, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152

2

STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2011. 1151 p. ISBN 9788522106608

3

SWOKOWSKI, Earl Williom. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2, 763 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379

2

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo, v. 3. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788521635918.

3

ROCHA, Luiz Mauro. Cálculo 1: Limites, derivadas, integrais, exercícios resolvidos, 670 exercícios com respostas. 11.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1994. 250 p. 13766 ISBN 8522410305

4

LARSON, Roland; HOSTETLER, Robert P.; EDWARDS, Bruce H. Cálculo com geometria análitica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. v. 2, 1260 p. ISBN 85-216-1109-9.

5

MEDEIROS, Valéria Zuma. Pré-cálculo. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2006. 474 p. ISBN 8522104506

obs:em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 0,5 da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática