PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cálculo I |
0-19401 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Limites. Continuidade. Derivadas. Aplicações da derivada. Diferencial. Formas indeterminadas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, buscando a solidificação do conhecimento matemático estudado anteriormente. Buscaremos ainda fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos se tornem ferramenta indispensável no exercício de sua profissão docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Operar corretamente com limites e continuidade; 2. Reconhecer e interpretar problemas envolvendo derivadas; 3. Conceituar diferenciais e aplicá-los na resolução de problemas; 4. Resolver integrais através de técnicas de integração; 5. Interligar sempre que possível o conteúdo estudado, com outras disciplinas do Curso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Limites e continuidade |
30 |
2 |
1 . Derivadas |
50 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
--- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
|
x |
x |
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
x |
x |
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limitte, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152 |
|||||||||||
2 |
STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2011. 1151 p. ISBN 9788522106608 |
|||||||||||
3 |
SWOKOWSKI, Earl Williom. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2, 763 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379 |
|||||||||||
2 |
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo, v. 3. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788521635918. |
|||||||||||
3 |
ROCHA, Luiz Mauro. Cálculo 1: Limites, derivadas, integrais, exercícios resolvidos, 670 exercícios com respostas. 11.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1994. 250 p. 13766 ISBN 8522410305 |
|||||||||||
4 |
LARSON, Roland; HOSTETLER, Robert P.; EDWARDS, Bruce H. Cálculo com geometria análitica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. v. 2, 1260 p. ISBN 85-216-1109-9. |
|||||||||||
5 |
MEDEIROS, Valéria Zuma. Pré-cálculo. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2006. 474 p. ISBN 8522104506 |
|||||||||||
obs:em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 0,5 da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |