PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19969 |
5º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre pesquisa, planejamento, avaliação e elaboração de projetos de extensão, com base nas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em permanente diálogo com a sociedade, por meio de ações alinhadas à realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 3. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 4. Estabelecer diálogo com os órgãos educacionais que recebem os acadêmicos de extensão; 5. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. 6. Refletir acerca das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, bem como as oportunidades de permanência e melhoria. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo; |
10 |
2 |
Elaboração de materiais para a execução dos projetos, |
40 |
3 |
Reflexões acerca das práticas desenvolvidas ao longo do semestre, seminário final. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
60 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Planejamento, seleção e elaboração de materiais |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Execução do projeto de práticas extensionistas |
2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário final com a socialização das experiências e produção do relatório |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622. |
|||||||||||
2 |
SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. Jundiaí: Paco, 2019. 197 p. ISBN 978-85-462-1989-6. |
|||||||||||
3 |
TAJRA, Sanmya Feitosa (org.). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 210 p. ISBN 978-85-5081-341-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. |
|||||||||||
2 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521630470. |
|||||||||||
3 |
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 133 p. ISBN 978-85-7605-156-5. |
|||||||||||
4 |
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. Porto Alegre: Penso, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788565848893. |
|||||||||||
5 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |