UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa V - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa V

0-19967

2

40


EMENTA

Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível

pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da

gramática em nível pré-avançado.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição) já em nível intermediário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. -Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. -Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. -Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. -Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Music, movies, and TV programs; entertainers; invitations and excuses. Yes/no questions with do; questions: what kind; object pronouns; modal verb would; verb + to + verb

10

2

Exchanging informations about the present; Present continuous yes/no and Wh-questions, statements, and short answers; quantifiers: all, nearly all, most, many, a lot of, some, not many, and few; pronoun: no one.

10

3

Sports, and exercise; Routines; Adverbs of frequency: Always, almost always, usually, often, sometimes, hardly ever, almost never, and never

10

4

Sports, and exercise; Routines questions: how often, how long, how well, and how good, short answers; asking about and describing routines and exercises; talking about frequency.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível intermediário. Utilização de ferramentas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão oral e escrita em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Dedicação nas produções escritas e orais. Participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. Cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado. Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Apresentação oral (Why you should listen to...)

1

x

x

x

1.0

A definir

Av2 - Leitura e interpretação de texto

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av3 - Atividades em sala

1, 2, 3, e 4

x

x

x

1.0

A definir

Av4 - Produção escrita

1, 2, 3, e 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av5 - Avaliação Final

1, 2, 3, e 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 2. 2.ed. São Paulo: Editora Thomson, 2007. 176 p. ISBN 9781424002085

2

RICHARDS, Jack C. Interchange: student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601754

3

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

2

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005.

3

MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

4

DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015.

5

RICHARDS, Jack C. Interchange: homework book. 5. ed. Cambridge: Cambridge University, 2015.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática