PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa V |
0-19967 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição) já em nível intermediário. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. -Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. -Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. -Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. -Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Music, movies, and TV programs; entertainers; invitations and excuses. Yes/no questions with do; questions: what kind; object pronouns; modal verb would; verb + to + verb |
10 |
2 |
Exchanging informations about the present; Present continuous yes/no and Wh-questions, statements, and short answers; quantifiers: all, nearly all, most, many, a lot of, some, not many, and few; pronoun: no one. |
10 |
3 |
Sports, and exercise; Routines; Adverbs of frequency: Always, almost always, usually, often, sometimes, hardly ever, almost never, and never |
10 |
4 |
Sports, and exercise; Routines questions: how often, how long, how well, and how good, short answers; asking about and describing routines and exercises; talking about frequency. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível intermediário. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Dedicação nas produções escritas e orais. Participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. Cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado. Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Av1 - Apresentação oral (Why you should listen to...) |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Av2 - Leitura e interpretação de texto |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av3 - Atividades em sala |
1, 2, 3, e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Av4 - Produção escrita |
1, 2, 3, e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av5 - Avaliação Final |
1, 2, 3, e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 2. 2.ed. São Paulo: Editora Thomson, 2007. 176 p. ISBN 9781424002085 |
|||||||||||
2 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601754 |
|||||||||||
3 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. |
|||||||||||
2 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. |
|||||||||||
3 |
MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. |
|||||||||||
4 |
DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015. |
|||||||||||
5 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: homework book. 5. ed. Cambridge: Cambridge University, 2015. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |