PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Didática |
0-19965 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. |
40 |
2 |
Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositivo/ dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1ª Avaliação - Plano de aula |
1 |
x |
x |
x |
2 |
20/03/2025 |
x |
15/04/2025 |
||||
2ª Avaliação - Análise do filme |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3 |
24/04/2025 |
x |
15/05/2025 |
||||
3ª Avaliação - Prova |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
12/06/2025 |
|
|
||||
4ª Avaliação integrativa |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 114 p. ISBN 85-326-0093-X. |
|||||||||||
2 |
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 8574902883. |
|||||||||||
3 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CANDAU, V. M. Reinventar a escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. |
|||||||||||
2 |
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento. SÃO PAULO: CORTEZ. 2000. |
|||||||||||
3 |
MENEGOLLA, M. SANT’ ANNA, I. M. Por que planejar@p0 Como planejar@p1 SÃO PAULO: VOZES, 1999. |
|||||||||||
4 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. |
|||||||||||
5 |
SAVIANI, D. Escola e democracia. 37. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |