PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Produção de Texto II |
0-18226 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. A argumentação. A coerência. A coesão. |
OBJETIVO GERAL |
Formar a tessitura redacional informativa, questionadora, analítica, interpretativa ou opinativa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Aprimorar a linguagem e a diversidade vocabular. Associar e correlacionar as ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Evitar a redundância, bem como pormenores desnecessários. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Definição e objetivos do texto dissertativo |
10 |
2 |
Delimitação do assunto, |
10 |
3 |
O parágrafo dissertativo Coesão. Concisão |
10 |
4 |
Elaboração de textos dissertativos obedecendo as orientações recebidas |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais |
|||||||||||
HABILIDADES |
Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 -Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 - Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Participação |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04- Oral |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310. |
|||||||||||
2 |
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora contexto, 2011. 220p. ISBN 9788572444231. |
|||||||||||
3 |
MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; ELIAS, Vanda Maria. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. ISBN 9788572449915. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antonio Carlos, Hipertexto e gênero digitais - novas formas de construção de sentido. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2012 |
|||||||||||
2 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008 |
|||||||||||
3 |
MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; Elias, Vanda Maria. Linguística textual e ensino São Paulo: Contexto, 2017 |
|||||||||||
4 |
COCH, Ingedore Villça; ELIAS, Vanda Maris. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto. 2016 |
|||||||||||
5 |
COCH, Ingedore Grunfeld Villaça Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011 |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |