UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Produção de Texto II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Produção de Texto II

0-18226

2

40


EMENTA

Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. A argumentação. A coerência. A coesão.


OBJETIVO GERAL

Formar a tessitura redacional informativa, questionadora, analítica, interpretativa ou opinativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprimorar a linguagem e a diversidade vocabular. Associar e correlacionar as ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Evitar a redundância, bem como pormenores desnecessários.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Definição e objetivos do texto dissertativo
Estrutura: Introdução, desenvolvimento, conclusão.
Conteúdo: criticidade, clareza das ideias unidade e coerência

10

2

Delimitação do assunto,
Interpretação do tema.
Distinção entre tema e título.
Dissertação expositiva e argumentativa
Dissertação objetiva e subjetiva

10

3

O parágrafo dissertativo Coesão. Concisão
Parágrafo argumentativo
Parágrafo expositivo
Parágrafo conclusivo

10

4

Elaboração de textos dissertativos obedecendo as orientações recebidas

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais

HABILIDADES

Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos.

ATITUDES

Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas.

OUTRAS

Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01 -Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 - Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Participação

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04- Oral

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310.

2

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora contexto, 2011. 220p. ISBN 9788572444231.

3

MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; ELIAS, Vanda Maria. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. ISBN 9788572449915.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antonio Carlos, Hipertexto e gênero digitais - novas formas de construção de sentido. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2012

2

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008

3

MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; Elias, Vanda Maria. Linguística textual e ensino São Paulo: Contexto, 2017

4

COCH, Ingedore Villça; ELIAS, Vanda Maris. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto. 2016

5

COCH, Ingedore Grunfeld Villaça Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática