PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Monografia I |
0-18225 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar os conhecimentos necessários que subsidiem o planejamento, a elaboração e a apresentação da monografia, por meio do aprimoramento das habilidades da interpretação, da crítica e da produção científica, que demonstrem o aprofundamento temático adquirido ao longo do curso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar e reconhecer temas de pesquisa nas áreas específicas do curso; 2. Estudar a estrutura do trabalho monográfico; 3. Reconhecer os traços inerentes ao texto dissertativo e à estruturação de argumentos principais e secundários; 4. Analisar os conceitos apresentados por diferentes autores, trabalhando com a intertextualidade; 5. Acompanhar o desenvolvimento da monografia, por meio da sugestão de tópicos interessantes e de bibliografia para a sustentação do estudo, em apoio aos orientadores; 6. Utilizar, adequadamente, estratégias de planejamento e revisão textual; 7. Reconhecer os recursos linguísticos indispensáveis para a construção do texto harmônico, conciso, coeso e coerente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Apresentação do plano de ensino da disciplina; |
06 |
2 |
2.1 A elaboração do projeto de pesquisa; |
10 |
3 |
3.1 Escrita do texto monográfico; |
10 |
4 |
4.1 Atendimento individual para acompanhamento do desenvolvimento da Monografia; |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:ARM - Aula com Recurso Multimídia; AEX - Aula Expositiva Dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET - Estudo de Texto; TI – Trabalho Individualizado; LE – Leitura de Bibliografia específica. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados, ao longo do semestre, por meio do acompanhamento da apropriação dos conceitos relacionados ao texto monográfico. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliadas as habilidades de argumentação, análise, síntese e reflexão; estudo e leitura constante e contínuos dos textos, bem como das obras indicadas por seus orientadores; motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo; domínio do tema da pesquisa e cuidado com a forma na elaboração do trabalho, atendendo aos fatores de textualidade (coesão, coerência, unidade, clareza, concisão, entre outros), bem como cumprindo as normas da ABNT; apresentar a Monografia de forma clara e objetiva, utilizando linguagem técnica, com postura adequada ao aluno de Letras, perante a banca examinadora. |
|||||||||||
ATITUDES |
Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, assíduo, atento, pontual e participativo durante as aulas; Demonstrar iniciativa, autonomia, organização, criticidade, responsabilidade e colaboração; participar ativamente dos encontros com o(a) orientadora. |
|||||||||||
OUTRAS |
Serão REPROVADOS o aluno que: a) não entregar na data fixada previamente a versão final de sua Monografia; b) não obtiver nota final igual ou superior 7,0 (sete) na disciplina de Monografia e, cumulativamente, não apresentar 75% de presença em sala de aula; c) não comparecer para apresentar sua Monografia perante a Banca Examinadora no dia, hora e local determinados pelo professor da disciplina, salvo por motivo justificado; d) entregar a versão final da Monografia contendo plágio; e) não entregar, no prazo estipulado, a versão definitiva da Monografia, com as devidas correções determinadas pela Banca Examinadora; f) entregar a Monografia contendo menos de 30 (trinta) páginas na entrega preliminar e definitiva. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação do conteúdo da Monografia (realizada pela banca examinadora) |
Todas |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação da estrutura formal da Monografia (realizada pela banca examinadora) |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação da Apresentação Oral da Monografia (realizada pela banca examinadora) |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação do desempenho nas atividades de orientação |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JOÃO BOSCO MEDEIROS. REDAÇÃO CIENTÍFICA A PRÁTICA DE FICHAMENTOS, RESUMOS, RESENHAS.. 11ª. ATLAS 2009 |
|||||||||||
2 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026580. |
|||||||||||
3 |
MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005. 263 p. ISBN 8508097778 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem rodeios e sem medo da ABNT. 9. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. (Saraiva uni). ISBN 9788571440289. |
|||||||||||
2 |
WILGES BRUSCATO. Quem tem medo da monografia@p0. 2. Editora Saraiva 2013 |
|||||||||||
3 |
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 19. ed. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2001. 81 p. (Coleção ciclo). |
|||||||||||
4 |
PADUA, Elisabete. Metodologia da pesquisa. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000. |
|||||||||||
5 |
VILLAÇA, Ingedore Koch; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo. Contexto, 2016. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |