UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Monografia I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Monografia I

0-18225

2

40


EMENTA

Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar os conhecimentos necessários que subsidiem o planejamento, a elaboração e a apresentação da monografia, por meio do aprimoramento das habilidades da interpretação, da crítica e da produção científica, que demonstrem o aprofundamento temático adquirido ao longo do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar e reconhecer temas de pesquisa nas áreas específicas do curso; 2. Estudar a estrutura do trabalho monográfico; 3. Reconhecer os traços inerentes ao texto dissertativo e à estruturação de argumentos principais e secundários; 4. Analisar os conceitos apresentados por diferentes autores, trabalhando com a intertextualidade; 5. Acompanhar o desenvolvimento da monografia, por meio da sugestão de tópicos interessantes e de bibliografia para a sustentação do estudo, em apoio aos orientadores; 6. Utilizar, adequadamente, estratégias de planejamento e revisão textual; 7. Reconhecer os recursos linguísticos indispensáveis para a construção do texto harmônico, conciso, coeso e coerente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Apresentação do plano de ensino da disciplina;
1.1.1 O regulamento da monografia do curso de Letras.
1.2 Os gêneros acadêmicos;
1.2.1 Características da escrita acadêmica;
1.2.2 A monografia.

06

2

2.1 A elaboração do projeto de pesquisa;
2.2 A delimitação do tema e do problema de pesquisa;
2.3 O levantamento de hipóteses;
2.4 A escolha dos objetivos;
2.5 A justificativa;
2.6 A metodologia da pesquisa;
2.6.1 Estudo bibliográfico;
2.7 Pesquisa e escolha das fontes;
2.7.1 Leitura de bibliografia e escrita de referencial teórico;
2.7.2 Pesquisa on-line em portais e periódicos;
2.8 Auxílio à pesquisa.

10

3

3.1 Escrita do texto monográfico;
3.2 Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais;
3.3 Características da escrita acadêmica;
3.4 Normatização da monografia conforme a ABNT;
3.4.1 Atualização da NBR 10520;
3.5 Preparação para a banca de monografia.

10

4

4.1 Atendimento individual para acompanhamento do desenvolvimento da Monografia;
4.2 Bancas de Apresentação da Monografia.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:ARM - Aula com Recurso Multimídia; AEX - Aula Expositiva Dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET - Estudo de Texto; TI – Trabalho Individualizado; LE – Leitura de Bibliografia específica.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados, ao longo do semestre, por meio do acompanhamento da apropriação dos conceitos relacionados ao texto monográfico.

HABILIDADES

Serão avaliadas as habilidades de argumentação, análise, síntese e reflexão; estudo e leitura constante e contínuos dos textos, bem como das obras indicadas por seus orientadores; motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo; domínio do tema da pesquisa e cuidado com a forma na elaboração do trabalho, atendendo aos fatores de textualidade (coesão, coerência, unidade, clareza, concisão, entre outros), bem como cumprindo as normas da ABNT; apresentar a Monografia de forma clara e objetiva, utilizando linguagem técnica, com postura adequada ao aluno de Letras, perante a banca examinadora.

ATITUDES

Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, assíduo, atento, pontual e participativo durante as aulas; Demonstrar iniciativa, autonomia, organização, criticidade, responsabilidade e colaboração; participar ativamente dos encontros com o(a) orientadora.

OUTRAS

Serão REPROVADOS o aluno que: a) não entregar na data fixada previamente a versão final de sua Monografia; b) não obtiver nota final igual ou superior 7,0 (sete) na disciplina de Monografia e, cumulativamente, não apresentar 75% de presença em sala de aula; c) não comparecer para apresentar sua Monografia perante a Banca Examinadora no dia, hora e local determinados pelo professor da disciplina, salvo por motivo justificado; d) entregar a versão final da Monografia contendo plágio; e) não entregar, no prazo estipulado, a versão definitiva da Monografia, com as devidas correções determinadas pela Banca Examinadora; f) entregar a Monografia contendo menos de 30 (trinta) páginas na entrega preliminar e definitiva.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação do conteúdo da Monografia (realizada pela banca examinadora)

Todas

x

x

x

4.0

A definir

Avaliação da estrutura formal da Monografia (realizada pela banca examinadora)

Todas

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação da Apresentação Oral da Monografia (realizada pela banca examinadora)

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação do desempenho nas atividades de orientação

Todas

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

JOÃO BOSCO MEDEIROS. REDAÇÃO CIENTÍFICA A PRÁTICA DE FICHAMENTOS, RESUMOS, RESENHAS.. 11ª. ATLAS 2009

2

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026580.

3

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005. 263 p. ISBN 8508097778


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem rodeios e sem medo da ABNT. 9. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. (Saraiva uni). ISBN 9788571440289.

2

WILGES BRUSCATO. Quem tem medo da monografia@p0. 2. Editora Saraiva 2013

3

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 19. ed. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2001. 81 p. (Coleção ciclo).

4

PADUA, Elisabete. Metodologia da pesquisa. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

5

VILLAÇA, Ingedore Koch; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo. Contexto, 2016.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática