PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Rodrigo Ogliari Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa VII |
0-18223 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura escrita, fala e audição) em nível avançado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Past tense; used to for habitual actions; expressions of quantity with count and noncount nouns. Too many, too much, fewer, less, more, not enough; indirect questions from Wh-questions. |
20 |
2 |
Evaluations and comparisons with adjectives and nouns; simple past Vs. present perfect; sequence adverbs. |
20 |
3 |
Future with be going to and will; modals for necessity and suggestion; two-part verbs; will for responding to requests; requests with modals. |
20 |
4 |
Infinitive and gerunds for uses and purposes; imperatives and infinitives for giving suggestions; relative clauses of time; adverbial clauses of time |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível avançado. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Test 1 |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
17/03/2025 |
x |
18/03/2025 |
||||
Test 2 |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
||||
Test 3 |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/05/2025 |
x |
27/05/2025 |
||||
Presentation 1 |
0 |
x |
x |
x |
2.0 |
31/03/2025 |
x |
23/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
RICHARDS, Jack C. New interchange: Student´s book 2. Não Cadastrado: University Of Cambridge, 2000. 105 p. 23714 ISBN 052162862-8 |
|||||||||||
2 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948 |
|||||||||||
3 |
MURPHY, Raymond. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of english. 2.ed. Cambridge: Cambridge University, 1998. 300 p. ISBN 0521529328 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
english phrasal verbs |
|||||||||||
2 |
ORAL english: Techniques for teachig english conversation. S.L.: United States Information Agency, [119--]. 62 p. 5763 |
|||||||||||
3 |
HACK, Fernanda Klettenberg; VISENTAINER, Jeancarlo. Learner`s difficulties in the acquisition of english as a second language in.... Lages, 2005. 31 p. |
|||||||||||
4 |
CANAGARAJAH, A. Suresh. Resisting linguistic imperialism in english teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999. 216 p. ISBN 9780194421546 |
|||||||||||
5 |
H. DOUGLAS BROWN. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 5ª. PEARSON LONGMAN 2007 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |