PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19400 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos sobre a pesquisa, o planejamento, a avaliação e a elaboração de projetos de extensão, a partir das experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em um constante intercâmbio com a sociedade, por meio de ações articuladas à realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema do projeto de extensão escolhido, a partir de pesquisas, leituras e busca por referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 5. Organizar o cronograma de execução dos projetos para o próximo semestre. 6. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
|
8 |
2 |
2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências; |
8 |
3 |
3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas; |
12 |
4 |
4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Ajustes nos projetos selecionados |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Elaboração dos materiais, pesquisas e referências |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Organização da execução do projeto, contato com responsáveis, levantamento de dados sobre interesse |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Apresentação do cronograma do projeto e versão final |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9. |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
|||||||||||
3 |
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520449141. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622. |
|||||||||||
2 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A academia vai à escola. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda 238 p. (Coleção Práxia) 10628 ISBN 853080372-8 |
|||||||||||
3 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
|||||||||||
4 |
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786586618518. |
|||||||||||
5 |
PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Editora Manole Ltda, 2011. 998p. ISBN 9788520430460 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |