UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19400

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos sobre a pesquisa, o planejamento, a avaliação e a elaboração de projetos de extensão, a partir das experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em um constante intercâmbio com a sociedade, por meio de ações articuladas à realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema do projeto de extensão escolhido, a partir de pesquisas, leituras e busca por referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 5. Organizar o cronograma de execução dos projetos para o próximo semestre. 6. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


1.1 Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo;
1.2 Apresentação e discussão dos projetos produzidos no semestre anterior;
1.3 Avaliação e revisão dos projetos selecionados;
1.4 Definição dos grupos de trabalho.

8

2

2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências;
2.2 Leitura de artigos, textos e referências exitosas, em projetos de práticas extensionistas.

8

3

3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas;
3.2 Elaboração de materiais a serem utilizados na execução dos trabalhos;
3.3 Definição dos locais para o desenvolvimento das ações;
3.3 Organização do cronograma de trabalho para o próximo semestre.

12

4

4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão.

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

Ajustes nos projetos selecionados

1

x

x

x

1.0

A definir

Elaboração dos materiais, pesquisas e referências

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Organização da execução do projeto, contato com responsáveis, levantamento de dados sobre interesse

3

x

x

x

2.0

A definir

Apresentação do cronograma do projeto e versão final

1, 2, 3, 4

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9.

2

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

3

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520449141.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622.

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A academia vai à escola. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda 238 p. (Coleção Práxia) 10628 ISBN 853080372-8

3

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218

4

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786586618518.

5

PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Editora Manole Ltda, 2011. 998p. ISBN 9788520430460

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática