PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa III |
0-19397 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. A nominalização. Constituintes oracionais: palavras de classe aberta, sintagma nominal, verbal e adjetival. As palavras de classe fechada e a funcionalidade na estrutura dos sintagmas preposicional e adverbial. |
OBJETIVO GERAL |
Perceber as classes de palavras como elementos indissolúveis entre forma e sentido, na construção do sentido dos enunciados linguísticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar as classes de palavras como fatores ligados, essencialmente, à elaboração do enunciado. Assimilar as noções teóricas básicas sobre a funcionalidade do verbo nos seus diferentes aspectos. Perceber outras informações além da noção de tempo e modo, no verbo. Entender as relações de sentido estabelecidas na coesão entre palavras. Identificar os processos criativos da língua que propiciam maior carga significativa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. As classes gramaticais. A palavra |
12 |
2 |
2. O verbo |
20 |
3 |
3. As categorias verbais |
14 |
4 |
4. A língua e a expressividade |
14 |
5 |
5. A língua e a expressividade |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:Análise de textos de jornais e revistas, observando o emprego das palavras na construção do sentido. Aula expositiva dialogada. Pesquisa Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Análise de estruturas orais e escritas. Exercícios com sintagmas verbais Aula expositiva dialogada. Leitura das obras dos autores indicados. Análise de diferentes gêneros textuais. Observação de estruturas na linguagem oral e escrita. Pesquisa em diferentes, com análise das relações de sentido estabelecidas pelas preposições na ligação entre palavras. Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Análise de textos nos mais variados gêneros. Pesquisa de campo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Através de provas objetivas ou subjetivas, debates, elaboração de textos individuais e em grupos e pesquisa |
|||||||||||
HABILIDADES |
Interação com o grupo, participação em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula |
|||||||||||
ATITUDES |
Habilidade para perceber a língua como um conjunto articulado de processos |
|||||||||||
OUTRAS |
Assiduidade, Participação e Interesse |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³ |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova:As classes gramaticais |
1 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova: O verbo e as categorias verbais |
2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Análise de diferentes sentidos |
4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Pesquisa: A língua e a expressividade |
5 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2024. 202 p. ISBN 978-85-7244-194-0. |
|||||||||||
2 |
MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261 |
|||||||||||
3 |
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss. São Paulo: Publifolha, 2011 |
|||||||||||
2 |
BECHARA, Evanildo.Gramática escolar da língua portuguesa. 2ªed. Ampl. E atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S/A, 2010 |
|||||||||||
3 |
GERALDI, João Vanderlei. ILARI, Rodolfo. Semântica. São Paulo: Ática, 2010 |
|||||||||||
4 |
KOCH, Ingedora V., SILVA, Maria Cecília. Linguística aplicada ao português: Morfologia. São Paulo: Cortez,2011 |
|||||||||||
5 |
POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |