UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa III

0-19397

4

80


EMENTA

Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. A

nominalização. Constituintes oracionais: palavras de classe aberta, sintagma nominal, verbal e

adjetival. As palavras de classe fechada e a funcionalidade na estrutura dos sintagmas

preposicional e adverbial.


OBJETIVO GERAL

Perceber as classes de palavras como elementos indissolúveis entre forma e sentido, na construção do sentido dos enunciados linguísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as classes de palavras como fatores ligados, essencialmente, à elaboração do enunciado. Assimilar as noções teóricas básicas sobre a funcionalidade do verbo nos seus diferentes aspectos. Perceber outras informações além da noção de tempo e modo, no verbo. Entender as relações de sentido estabelecidas na coesão entre palavras. Identificar os processos criativos da língua que propiciam maior carga significativa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. As classes gramaticais. A palavra
1.1 As classes de palavras e as suas características:
1.1.1 Modo de significar
1.1.2 Perfil morfossintático
1.1.3 Contexto sintagmático
1.2 O sintagma nominal e o verbal
1.3 O interrelacionamento das classes no processo de constituição do enunciado.

12

2

2. O verbo
2.1 Verbos regulares e irregulares
2.2 Estrutura da forma verbal – paradigmas das três conjugações
2.3 Tempos derivados e derivantes
2.4 Verbos defectivos
2.5 Classificação semântica dos verbos
2.6 O sintagma verbal

20

3

3. As categorias verbais
3.1 O tempo, a voz e o modo
3.2 O verbo em Câmara Júnior e em José Macambira
3.3 O aspecto ou o modo de ação
3.4 A articulação do texto e as relações estabelecidas pelo verbo
3.5 Os marcos temporais na frase

14

4

4. A língua e a expressividade
4.1 As preposições
4.1.1Preposições introdutoras de argumentos
4.1.2 Não introdutora de argumentos
4.2 O sintagma preposicional
4.2.1 Preposições complexas
4.3 A coesão e o estabelecimento de relações
4.4 As interjeições e o registro da expressividade

14

5

5. A língua e a expressividade
5.1 As palavras na busca do sentido
5.2 A posição da palavra no contexto
5.3 O texto como objeto de interpretação
5.4 A padronização na linguagem
5.5 O rendimento expressivo das escolhas linguísticas
5.6 As figuras de linguagem

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:Análise de textos de jornais e revistas, observando o emprego das palavras na construção do sentido. Aula expositiva dialogada. Pesquisa Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Análise de estruturas orais e escritas. Exercícios com sintagmas verbais Aula expositiva dialogada. Leitura das obras dos autores indicados. Análise de diferentes gêneros textuais. Observação de estruturas na linguagem oral e escrita. Pesquisa em diferentes, com análise das relações de sentido estabelecidas pelas preposições na ligação entre palavras. Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Análise de textos nos mais variados gêneros. Pesquisa de campo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Através de provas objetivas ou subjetivas, debates, elaboração de textos individuais e em grupos e pesquisa

HABILIDADES

Interação com o grupo, participação em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula

ATITUDES

Habilidade para perceber a língua como um conjunto articulado de processos

OUTRAS

Assiduidade, Participação e Interesse

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Prova:As classes gramaticais

1

2.0

A definir

Prova: O verbo e as categorias verbais

2 e 3

2.0

A definir

Análise de diferentes sentidos

4

2.0

A definir

Pesquisa: A língua e a expressividade

5

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2024. 202 p. ISBN 978-85-7244-194-0.

2

MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261

3

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss. São Paulo: Publifolha, 2011

2

BECHARA, Evanildo.Gramática escolar da língua portuguesa. 2ªed. Ampl. E atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S/A, 2010

3

GERALDI, João Vanderlei. ILARI, Rodolfo. Semântica. São Paulo: Ática, 2010

4

KOCH, Ingedora V., SILVA, Maria Cecília. Linguística aplicada ao português: Morfologia. São Paulo: Cortez,2011

5

POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011

obs:

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