PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Rodrigo Ogliari Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa III |
0-19398 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Ampliação do entendimento e da produção escrita da língua inglesa em nível pré intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível intermediário. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição). |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. • Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira e na cultura estrangeira em ambientes fora da sala de aula. • Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente tornar-se-ão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. • Instigar o uso de ferramentas tecnológicas atualizadas que auxiliem no processo de aprendizado de uma Língua Estrangeira, bem como sejam boas ferramentas para seu uso como professor futuramente. • Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. • Trabalhar com ferramentas tecnológicas que promovam a prática da Língua Inglesa de forma remota. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Review Simple Present and add Two Verbs Sentences focusing on the use of Third Person. |
14 |
2 |
Introduce Simple Past with its Auxiliary (Did). Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom. |
26 |
3 |
Writing small texts using the phrasal structure seen to improve the student’s confidence on using the Foreign Language as a way to communicate freely. |
14 |
4 |
Modal Verb “Can” and There Is/Are, along with a broader approach to vocabulary. |
16 |
5 |
Introduce Past Continuous Tense with a quick review of Present Continuous. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension. Broad vocabulary and clear message using small texts. Different focus on vocabulary with the help of technology. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna. Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataforma online de aprendizado de línguas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura) |
|||||||||||
ATITUDES |
Ser capaz de utilizar elementos básicos da Língua Estrangeira. Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda. Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção. Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira. Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
integrativa |
TODAS |
|
|
|
2 |
24/06/2024 |
|
|
||||
TEST 1 |
TODAS |
|
|
|
2 |
17/03/2025 |
x |
18/03/2025 |
||||
TEST 2 |
TODAS |
|
|
|
2 |
28/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
||||
TEST 3 |
TODAS |
|
|
|
2 |
09/06/2025 |
x |
10/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021631. |
|||||||||||
2 |
ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 2. 2.ed. São Paulo: Editora Thomson, 2007. 176 p. ISBN 9781424002085 |
|||||||||||
3 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. |
|||||||||||
2 |
HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025776. |
|||||||||||
3 |
MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016 |
|||||||||||
4 |
Cambridge Online Dictionary. Disponível em: |
|||||||||||
5 |
VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |