UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Rodrigo Ogliari Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa III

0-19398

4

80


EMENTA

Ampliação do entendimento e da produção escrita da língua inglesa em nível pré intermediário.

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa, estudo da gramática e

pronúncia em nível intermediário.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. • Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira e na cultura estrangeira em ambientes fora da sala de aula. • Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente tornar-se-ão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. • Instigar o uso de ferramentas tecnológicas atualizadas que auxiliem no processo de aprendizado de uma Língua Estrangeira, bem como sejam boas ferramentas para seu uso como professor futuramente. • Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. • Trabalhar com ferramentas tecnológicas que promovam a prática da Língua Inglesa de forma remota.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Review Simple Present and add Two Verbs Sentences focusing on the use of Third Person.

14

2

Introduce Simple Past with its Auxiliary (Did). Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom.

26

3

Writing small texts using the phrasal structure seen to improve the student’s confidence on using the Foreign Language as a way to communicate freely.

14

4

Modal Verb “Can” and There Is/Are, along with a broader approach to vocabulary.

16

5

Introduce Past Continuous Tense with a quick review of Present Continuous. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension. Broad vocabulary and clear message using small texts. Different focus on vocabulary with the help of technology.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna. Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataforma online de aprendizado de línguas.

HABILIDADES

Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura)

ATITUDES

Ser capaz de utilizar elementos básicos da Língua Estrangeira. Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda. Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção. Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira. Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

integrativa

TODAS

2

24/06/2024

TEST 1

TODAS

2

17/03/2025

x

18/03/2025

TEST 2

TODAS

2

28/04/2025

x

29/04/2025

TEST 3

TODAS

2

09/06/2025

x

10/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021631.

2

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 2. 2.ed. São Paulo: Editora Thomson, 2007. 176 p. ISBN 9781424002085

3

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005.

2

HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025776.

3

MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016

4

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: Acesso em: 15 fev. 2025

5

VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática