UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Naiara Gracia Tibola, Juares da Silva Thiesen


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19396

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Analisar a construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo, compreendendo as interrelações entre currículo, escola e sociedade, e investigando propostas curriculares alternativas que promovam uma educação transformadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Compreender os fundamentos históricos, culturais e epistemológicos que sustentam a construção do currículo. b) Identificar as influências sociais e ideológicas presentes no desenvolvimento e na implementação dos currículos escolares. c) Estabelecer relações entre currículo, escola e sociedade, destacando os impactos mútuos no processo educacional. d) Investigar propostas curriculares alternativas, avaliando suas contribuições para uma educação mais equitativa e contextualizada. e) Promover reflexões críticas sobre a função social do currículo no fortalecimento de uma educação transformadora.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo.

14

2

Currículo, Escola e Sociedade.

12

3

Propostas curriculares alternativas.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Seminários.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

1

2.0

3/13/2025

x

3/27/2025

Avaliação 02 – Seminário

1 e 2

2.0

4/24/2025

x

5/15/2025

Avaliação 03  - Prova final (individual) 

3

2.0

5/22/2025

x

7/3/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 101 p. (Série Cultura, Memória e Currículo) ISBN 8524908920

2

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922.

3

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. 126 p. (Coleção educação contemporânea).


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. 2.ed. São Paulo: Iglu, 2004. 255 p. ISBN 8574940674

2

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2 ed, 9º reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

3

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

4

MENDONÇA, S. G. L. – A Crise de Sentidos e Significados na escola: A Contribuição do Olhar Sociológico. Cad. Cedes, Campinas, vol.31,n.85, p.341-357, set-dez.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/LZRF5sQXq7cjb9SPxkWVgsz/abstract/@p0lang=pt Acesso em: 28 jan. 2025.

5

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2014

6

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense Acesso em: 28 jan. 2025.

7

THIESEN, Juares da Silva. O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola@p1. Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7407. Acesso em: 28 jan. 2025.

obs:Outras bibliografias serão indicadas para leitura e atividades e estarão disponíveis no Google Sala de Aula. Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática