PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Naiara Gracia Tibola, Juares da Silva Thiesen |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Currículos e Saberes |
0-19396 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar a construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo, compreendendo as interrelações entre currículo, escola e sociedade, e investigando propostas curriculares alternativas que promovam uma educação transformadora. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
a) Compreender os fundamentos históricos, culturais e epistemológicos que sustentam a construção do currículo. b) Identificar as influências sociais e ideológicas presentes no desenvolvimento e na implementação dos currículos escolares. c) Estabelecer relações entre currículo, escola e sociedade, destacando os impactos mútuos no processo educacional. d) Investigar propostas curriculares alternativas, avaliando suas contribuições para uma educação mais equitativa e contextualizada. e) Promover reflexões críticas sobre a função social do currículo no fortalecimento de uma educação transformadora. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. |
14 |
2 |
Currículo, Escola e Sociedade. |
12 |
3 |
Propostas curriculares alternativas. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Seminários. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada |
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HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
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ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
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OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
2.0 |
A definir |
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Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
1 |
|
|
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2.0 |
3/13/2025 |
x |
3/27/2025 |
||||
Avaliação 02 – Seminário |
1 e 2 |
|
|
|
2.0 |
4/24/2025 |
x |
5/15/2025 |
||||
Avaliação 03 - Prova final (individual) |
3 |
|
|
|
2.0 |
5/22/2025 |
x |
7/3/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 101 p. (Série Cultura, Memória e Currículo) ISBN 8524908920 |
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2 |
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922. |
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3 |
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. 126 p. (Coleção educação contemporânea). |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. 2.ed. São Paulo: Iglu, 2004. 255 p. ISBN 8574940674 |
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2 |
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2 ed, 9º reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005. |
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3 |
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 |
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4 |
MENDONÇA, S. G. L. – A Crise de Sentidos e Significados na escola: A Contribuição do Olhar Sociológico. Cad. Cedes, Campinas, vol.31,n.85, p.341-357, set-dez.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/LZRF5sQXq7cjb9SPxkWVgsz/abstract/@p0lang=pt Acesso em: 28 jan. 2025. |
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5 |
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2014 |
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6 |
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense Acesso em: 28 jan. 2025. |
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7 |
THIESEN, Juares da Silva. O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola@p1. Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7407. Acesso em: 28 jan. 2025. |
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obs:Outras bibliografias serão indicadas para leitura e atividades e estarão disponíveis no Google Sala de Aula. Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
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