PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo - Par777/17 |
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Jornalismo para Meios Impressos |
0-18469 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Planejamento da edição em jornalismo. Normas e critérios editorais. Singularidade e a hierarquização de informações. Definição do conteúdo editorial. Rotinas produtivas. Elementos de construção das páginas. Manuais de redação. Pauta, captação, edição e dead-line. Análise de reportagens. Recursos gráficos. Produção de produto impresso (Jornal e/ou Revista). |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao aluno uma visão teórica, prática e técnica do fazer jornalístico em suportes impressos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Capacitar o aluno ao planejamento, produção, captação, redação, edição e rotinas produtivas de produtos jornalísticos impressos. Apresentar tendências de design editorial; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A Linguagem Jornalística voltada para o meio impresso: textos, imagens, infografia e diagramação. |
10 |
2 |
Planejamento da edição em jornalismo impresso |
10 |
3 |
- Singularidade e a hierarquização de informações. |
20 |
4 |
- Produção, edição e acabamento de um produto jornalístico impresso |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Leitura e análise de textos fazem parte do programa |
Estratégias:Aulas expositivas; atividades individuais e coletivas, em sala de aula, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos |
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HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
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ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
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OUTRAS |
A conclusão do produto final é fator indispensável |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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2 |
15/05/2025 |
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Linguagem Jornalística voltada para o meio impresso |
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2 |
A definir |
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Rotinas produtivas |
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2 |
A definir |
x |
A definir |
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Produção, edição e acabamento |
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4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. 6.ed. São Paulo: Editora Ática, 2012. 78p. ISBN 9788508103591 |
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2 |
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Editora contexto, 2010. 167p. ISBN 9788572442111 |
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3 |
SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 147 p. ISBN 853230236-X |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 8.ed. São Paulo: Editora Ática, 2010. 78 p. (Série princípios) ISBN 9788508102273 |
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2 |
MOUILLAND, Maurice. O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. 587p. ISBN 9788523006249. |
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3 |
PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem , comunicação. Cotia: Ateliê, 2003. 155 p. ISBN 8574800791 |
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4 |
SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 153p. ISBN 8522102244 |
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5 |
SCHWARTZ, Tony. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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