UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Psicologia da Comunicação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Jean Gell Pires


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Comunicação

0-19947

2

40


EMENTA

Comunicação humana: aspectos estruturais e funcionais. Principais paradigmas da psicologia da

comunicação. Estudos de recepção. Comportamento social. Comunicação de massa e influência no

comportamento humano. Mecanismo de persuasão e danos da manipulação. Psicologia da

comunicação e mercado.


OBJETIVO GERAL

Aplicar o conhecimento sobre processos psicológicos e estabelecer relações com a comunicação e sua influência no comportamento humano para contribuir na prática profissional do jornalismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer principais influências positivas e negativas da comunicação humana e seus aspectos estruturais e funcionais; - Estudar principais paradigmas da psicologia da comunicação; - Analisar estudos sobre recepção; - Distinguir comportamento social e situações inter-relacionais; - Interpretar comunicação de massa e sua influência no comportamento humano; - Analisar mecanismo de persuasão e danos da manipulação; - Conhecer conceitos de psicologia da comunicação e mercado;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E MERCADO. OBJETIVOS E METAS;

10

2

COMPORTAMENTO SOCIAL E SITUAÇÕES INTERRELACIONAIS;

10

3

COMUNICAÇÃO DE MASSA E INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO;

10

4


PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR;

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Texto; Estudo Dirigido;


Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Elaboração de síntese, demonstração sistêmica dos assuntos, interpretação de texto e reflexão na escrita.

HABILIDADES

Organização, criatividade, trabalhar em grupo com qualidade, ter senso investigativo, análise crítica.

ATITUDES

Responsabilidade, compromisso, comprometimento, pró-atividade. Pontualidade das datas de entrega dos trabalhos

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Integrativa

x

x

x

2.0

12/05/2025

Avaliação 02 – ED - Estudo Dirigido

1

x

x

x

1.0

06/03/2025

x

20/03/2025

Avaliação 03 – Avaliação teórica 1

2

x

x

x

2.0

03/04/2025

x

17/04/2025

Avaliação 04 - EC – Estudo de Caso

3

x

x

x

2.0

15/05/2025

Avaliação 05 – Avaliação teórica 2

4

x

x

x

2.0

05/06/2025

Avaliação 06 - Participação e Frequência; Atividade Prática Extraclasse; mini Escritos;

1,2,3,4

x

x

x

1.0

03/07/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de pscicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2003. 368 p. ISBN 85-02-02900-2.

2

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397

3

LAZZAROTO, Gisley R. et al. Comunicação e controle social. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 71 p. ISBN 8532605877.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VIEIRA, Roberto Átila Amaral (org.). Comunicação de massa: o impasse brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1978. 310 p.

2

FÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia - Teoria e Pesquisa, Brasília, v.21, n.1 , p. 17-25, jan. 2005.

3

PERNISA JÚNIOR, Carlos; ALVES, Wedencley. Comunicação digital: jornalismo, narrativas, estéticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. 115p. ISBN 9788574783390

4

PINTO, Virgílio Noya. Comunicação e cultura brasileira. São Paulo: Ática, 1986. 77 p. (Série princípios). ISBN 85-08-01093-1.

5

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 261 p. ISBN 8532620795.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática