PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Jean Gell Pires |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Comunicação |
0-19947 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Comunicação humana: aspectos estruturais e funcionais. Principais paradigmas da psicologia da comunicação. Estudos de recepção. Comportamento social. Comunicação de massa e influência no comportamento humano. Mecanismo de persuasão e danos da manipulação. Psicologia da comunicação e mercado. |
OBJETIVO GERAL |
Aplicar o conhecimento sobre processos psicológicos e estabelecer relações com a comunicação e sua influência no comportamento humano para contribuir na prática profissional do jornalismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer principais influências positivas e negativas da comunicação humana e seus aspectos estruturais e funcionais; - Estudar principais paradigmas da psicologia da comunicação; - Analisar estudos sobre recepção; - Distinguir comportamento social e situações inter-relacionais; - Interpretar comunicação de massa e sua influência no comportamento humano; - Analisar mecanismo de persuasão e danos da manipulação; - Conhecer conceitos de psicologia da comunicação e mercado; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
|
10 |
2 |
COMPORTAMENTO SOCIAL E SITUAÇÕES INTERRELACIONAIS; |
10 |
3 |
COMUNICAÇÃO DE MASSA E INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO; |
10 |
4 |
|
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Texto; Estudo Dirigido; |
Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Elaboração de síntese, demonstração sistêmica dos assuntos, interpretação de texto e reflexão na escrita. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização, criatividade, trabalhar em grupo com qualidade, ter senso investigativo, análise crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Responsabilidade, compromisso, comprometimento, pró-atividade. Pontualidade das datas de entrega dos trabalhos |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
12/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 – ED - Estudo Dirigido |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
06/03/2025 |
x |
20/03/2025 |
||||
Avaliação 03 – Avaliação teórica 1 |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
03/04/2025 |
x |
17/04/2025 |
||||
Avaliação 04 - EC – Estudo de Caso |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
15/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 05 – Avaliação teórica 2 |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 06 - Participação e Frequência; Atividade Prática Extraclasse; mini Escritos; |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
03/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de pscicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2003. 368 p. ISBN 85-02-02900-2. |
|||||||||||
2 |
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397 |
|||||||||||
3 |
LAZZAROTO, Gisley R. et al. Comunicação e controle social. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 71 p. ISBN 8532605877. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VIEIRA, Roberto Átila Amaral (org.). Comunicação de massa: o impasse brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1978. 310 p. |
|||||||||||
2 |
FÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia - Teoria e Pesquisa, Brasília, v.21, n.1 , p. 17-25, jan. 2005. |
|||||||||||
3 |
PERNISA JÚNIOR, Carlos; ALVES, Wedencley. Comunicação digital: jornalismo, narrativas, estéticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. 115p. ISBN 9788574783390 |
|||||||||||
4 |
PINTO, Virgílio Noya. Comunicação e cultura brasileira. São Paulo: Ática, 1986. 77 p. (Série princípios). ISBN 85-08-01093-1. |
|||||||||||
5 |
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 261 p. ISBN 8532620795. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |