PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Marcelo Della Justina Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Filosofia, Pensamento Crítico e Argumentação |
0-19944 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
História da filosofia. Razão e conhecimento. Filosofia e linguagem. Filosofia e arte. Filosofia e Crítica Social. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos educandos uma visão sistemática da filosofia e sua relação com o desenvolvimento do pensamento humano tendo em vista a formação e atuação reflexiva, crítica e ética do jornalista. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver uma postura filosófica diante da realidade; Compreender a estrutura do conhecimento; Reconhecer a importância da linguagem, comunicação e imagem. Entender os meios de comunicação de massa; Perceber e interpretar fatos sociais de forma crítica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à disciplina. |
04 |
2 |
Conhecimento e verdade. |
8 |
3 |
Somos seres linguísticos. |
8 |
4 |
Ética, Moral e Valores. |
8 |
5 |
Conhecimento e verdade. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
. |
Estratégias:Aula expositiva dialogada. Aula com recurso multimídia. Estudo textual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação prática do conteúdo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Participação. Assiduidade. |
|||||||||||
ATITUDES |
Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos. Aprender a ser. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
20/06/2025 |
|
|
||||
Trabalho |
|
x |
x |
x |
4.0 |
24/04/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
Trabalho em Grupo |
|
x |
x |
x |
|
13/06/2025 |
x |
27/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002. 440 p. ISBN 85-08-04735-5. |
|||||||||||
2 |
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Introdução à filosofia. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2003. 186 p. (Textos Básicos Filosofia e Ciências Humanas) ISBN 8520416802 |
|||||||||||
3 |
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1996. 555 p. ISBN 8571644756 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: Ser, saber e fazer, elementos da história do pensamento ocidental. 13.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1997. 320 p. 4517 ISBN 85-02-01216-9 |
|||||||||||
2 |
BELO, Fernando. Epistemologia do sentido: entre filosofia e poesia, a questão semântica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. 624 p. ISBN 9723105411 |
|||||||||||
3 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. 2.ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2000. 256 p. 22217 ISBN 851602110-6 |
|||||||||||
4 |
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1996. 135 p. (Psicologia E Pedagogia) 93 ISBN 85-336-0192-1 |
|||||||||||
5 |
DANIELLI, Irene. Repensando a filosofia. Florianópolis: CEITEC, 1989. 61 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |