PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Design Editorial |
0-19943 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Design da notícia. Comunicação visual em relação ao jornalismo. Elementos e características da tipografia pré-digital e da tipografia digital. Harmonias cromáticas. Interação e psicologia das cores no design editorial. História e características de materiais editoriais com métodos e técnicas de elaboração de jornais, livros, revistas, sites e blogs. Técnicas de composição adaptadas a produtos editoriais. Sistemas de diagramação. Tipos e partes componentes dos principais produtos editoriais. Edição de templates. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o desenvolvimento gráfico a partir da percepção estética e técnica de meios impressos e digitais com fins de habilitar o discente a executar ou coordenar projetos de editoração gráfico/visual no jornalismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Capacitar o aluno a coligar os elementos gráficos utilizados nos meios de comunicação (impresso/digital) como componente de identificar projetos editoriais; 2- Habilitar o aluno a fazer o planejamento visual e identificar as alterações de edição conforme público-alvo, cadernos (setorial) e veículos; 2.1 – Utilizar a semiótica no processo de planejamento visual; 3- Classificar e utilizar as famílias tipográficas conforme o meio. Aplicar o sistema de cores hexadecimal e RGB conforme o tipo de impressão; 4- Executar um programa de computador (SCRIBUS), um conjunto de programas ou outras operações, a fim de projetar o planejamento gráfico e visual do meio impresso; 5- Criar editorias para elaboração do jornal laboratório a fim de utilizar os processos de ensino-aprendizagem empregados na disciplina. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução ao Design Editorial e ao Planejamento Gráfico, Semiótica aplicada ao Jornalismo |
20 |
2 |
Elementos do projeto gráfico. Óptica de editoração como jornalista. Sistemas de impressão, cores e tipografia. |
20 |
3 |
Estudo aplicado à editoração: Forma e espaço, simetria e assimetria, equilíbrio, contrastes, sinais e símbolos, conteúdo e infográficos. |
10 |
4 |
Elaboração e execução de um projeto gráfico |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas e práticas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
Criatividade e inciativa são essenciais nesta disciplina |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
1 |
|
|
|
2 |
12/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 Semiótica |
2 |
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
elementos gráficos |
3 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03(Projeto) |
4 |
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1983. 84 p. (Coleção Primeiros Passos) 14293 ISBN 851101103-X |
|||||||||||
2 |
SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 147 p. ISBN 853230236-X |
|||||||||||
3 |
SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 153p. ISBN 8522102244 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANTONIO CELSO COLLARO. Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação. ISBN 8532302777 |
|||||||||||
2 |
CANEVACCI, Massimo. Comunicação visual. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2009. 269p. ISBN 9788511001273 |
|||||||||||
3 |
RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. ISBN 857238037X |
|||||||||||
4 |
WILLIAMS, Robin; TOLLET, John. Web design para não-designers. 2.ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001. 304 p. ISBN 8573931485 |
|||||||||||
5 |
CARAMILLO NETTO, M. Produção gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. |
|||||||||||
6 |
SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4.ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2005. 222 p. ISBN 8573210567 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |