UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Mídia e Desenvolvimento Regional - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Adriana Poci Palumbo Rodrigues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Mídia e Desenvolvimento Regional

0-19436

4

80


EMENTA

Estrutura da comunicação social na região Serrana/SC. Evolução histórica. Meios de comunicação e a

relação com os processos regionais de organização política, econômica, social e cultural. Produção

independente. Empresas, estruturas, hábitos de audiência e alternativas de comunicação de massa.

Mercado de trabalho. Programa 5S.


OBJETIVO GERAL

Propiciar aos acadêmicos um panorama geral e histórico da comunicação social na região serrana de Santa Catarina. Garantir o acesso e entendimento do conceito de mídia e desenvolvimento regional. Motivação para criação de produtos jornalísticos que corroborem com o Desenvolvimento Regional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar o domínio da discussão sobre mídia e desenvolvimento regional, articulando conceitos e processos históricos; - Propiciar uma reflexão sobre poder e mídia na região de serrana/SC; - Viabilizar as ferramentas metodológicas para a construção de um levantamento regional dos meios de comunicação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade 1- Apresentação e discussão do conteúdo programático - introdução da disciplina;
1.1 Os conceitos: mídia e desenvolvimento regional
1.2 - Uma contextualização histórica da mídia na região serrana/SC (o Jornal Correio Lageano; a Rádio Clube de Lages;
1.3 - O surgimento de outros veículos e empresas de comunicação em Lages e na região serrana- rádios, jornais, tvs, revistas, assessorias de imprensa, agências de comunicação.

20

2

Unidade 2- Reflexões sobre os meios de comunicação e a relação com os processos regionais de organização política, econômica, social e cultural.

8

3

Unidade 3. Jornalistas e profissionais de imprensa que "fizeram a diferença" na região serrana;
3.1 – Experiências de empreendedorismo em comunicação na região serrana;
3.2 - As produções independentes (blogs, filmes, programas de rádio e tv, jornais).

16

4

Unidade 4 - A Pesquisa Atlas da Notícia -Perfil e características dos veículos de comunicação nos municípios da região da Amures.

16

5

5 – Concepção, criação e produção de um produto jornalístico voltado para o desenvolvimento regional.

20

undefined

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, compreensão e análise crítica dos conteúdos trabalhados, capacidade de praticar a produção de textos jornalísticos;

HABILIDADES

Verificação da capacidade de: análise e síntese, aquisição e uso das informações, planejamento e organização das atividades propostas, manejo das técnicas de escrita de texto.

ATITUDES

Na realização de pesquisas, produção de textos e produtos jornalísticos, participação em seminários e oficinas. Iniciativa, criatividade e assiduidade.

OUTRAS

O respeito com docentes e discentes é componente de avaliação

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1

x

x

x

2

A definir

Avaliação 2

2 e 3

x

x

x

3

A definir

Avaliação 3

4

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação 4

Integrativa

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA. Origens da imprensa: em municípios catarinenses. Florianópolis: Adjori, 2010. 211p.

2

WAGNER, Jonilda. José Paschoal Baggio: da madeira ao jornalismo. Lages: Bampi, 2009. 318 p. ISBN 9788562903014

3

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Editora Insular Ltda, 2012. 240p. (Série Jornalismo a rigor) ISBN 9788574746258


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PAILLET, Marc. Jornalismo - O Quarto Poder. São Paulo: Brasiliense, 1986. PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2008.

2

PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2008.

3

MELO, José Marques de. O campo da comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.

4

STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Cortez Editora, 2005. Educ, 310 p. ISBN 8524911182

5

DORDOR, Xavier. Mídia/ Mídia alternativa. São Paulo: Nobel, 2007. ISBN 9788521313656

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática