PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Marília Piton de Lima |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Aplicada a Estética |
0-19156 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Comportamentos individuais e coletivos. Relações em ambientes profissionais. Ética e cidadania. Regulamentação da profissão e códigos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar articulação entre os principais conceitos de relações interpessoais e ética no contexto organizacional de Estética e Cosmética. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as variáveis que interferem nas relações interpessoais e no estabelecimento de relações saudáveis e produtiva nas organizações; - Reconhecer a importância das relações interpessoais no trabalho, sensibilizando para um posicionamento crítico e reflexivo do papel do indivíduo em uma sociedade voltada para o mundo do trabalho; - Capacitar os futuros profissionais a desempenharem suas atividades em equipes com habilidade, competência e atitudes éticas; - Identificar limites da competência da prática profissional; - Conhecer a legislação que regulamenta a profissão de Tecnólogo em Estética e Cosmética. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contextualização histórica, o objeto, os métodos e a relação entre a Psicologia e as outras ciências. |
08 |
2 |
Conhecimentos psicológicos para a atuação em diferentes âmbitos profissionais; Ambiente e estrutura organizacional. Clima e cultura organizacional. |
08 |
3 |
Relações humanas desde o convívio social até a atuação profissional e os processos psicológicos presentes na organização do trabalho; |
14 |
4 |
Princípios éticos. Ética Profissional. |
06 |
5 |
Regulamentação da profissão de Estética Lei nº 13.643 de 03 de abril de 2018. |
04 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa de um dos temas estudados na área de atuação. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se de forma crítica sobre os temas estudados na disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aplicar os conceitos no dia a dia bem como será avaliada a habilidade da comunicação escrita e verbal. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, postura de respeito aos colegas e professores, assiduidade, pontualidade e ética profissional, atendimento aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
Sem mais observações. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Estudo de Caso |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminários |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Objetiva e discursiva. |
4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Autoavaliação Participação (Conhecimentos, habilidades e atitudes). |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2. |
|||||||||||
2 |
ZANELLI, José Carlos; SILVA, Narbal; TOLFO, Suzana da Rosa. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 435p. ISBN 9788580400519 |
|||||||||||
3 |
PRETTE, Almir Del; PRETTE, Zilda A. P. Del. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. ISBN 9788532625960 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BONSUCESSO, Edina de Paula. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Qualitymark, 2002. |
|||||||||||
2 |
BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F.; LAMENDORF, José H. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Thomson, 2002. |
|||||||||||
3 |
CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social, de mulheres, negros, homossexuais. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. |
|||||||||||
4 |
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2009. |
|||||||||||
5 |
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |