UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Marketing Pessoal e Digital - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2025/1

 

CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Gleyce Krieser Mota Santos Cé

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing Pessoal e Digital

0-19157

2

40

 

EMENTA

Conceito e evolução Marketing Pessoal. Posicionamento pessoal. Ética profissional. Tendências nas mídias sociais (ferramentas utilizadas). A Comunicação a seu favor. Desenvolvimento de habilidades (comunicação, liderança e carisma). Cronograma de postagem. Imagem Pessoal (arquétipos, automaquiagem e consultoria de imagem).

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer as novas ferramentas de marketing digital e usá-las a seu favor para o seu negócio. Utilizar o marketing pessoal para se diferenciar no mercado atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mostar a evolução do marketing e como hoje as mídias sociais e imagem pessoal são importantes para o seu negócio. - Entender como o seu posicionamento é importante para o seu negócio. - Utilizar as mídias sociais atuais e as ferramentas disponíveis para promover o seu negócio. - Aprender a usar a comunicação de forma assertiva. - Mostrar como gerar conteúdo para manter a sua clientela ativa. - Utilizar a automaquiagem e autoimagem (roupas e postura) a seu favor para atrair o seu público.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM

2

2

Evolução do marketing.
O que é marketing digital e porque hoje ele é tão importante em nossa área@p0 AEX e ARM

6

3

Arquétipos e imagem pessoal. AEX, ARM, TG e PAL

6

4

Estratégias de marketing. AEX e ARM

6

5

Instagram e suas ferramentas. AEX e ARM

4

6

Oratória, posicionamento e liderança. ARM, PAL e AEX

6

7

Como exercitar a sua criatividade. AEX e ARM

4

8

8 Planner de conteúdo e suas derivações. AEX e ARM

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED

 

Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias.

HABILIDADES

Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo.

ATITUDES

Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 1 (teórica)

1,2,4 e 5

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2 (trabalho)

3

x

x

x

3,0

A definir

 

 

Avaliação 3 (teórica)

6 e 8

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

 Bender, Arthur. Personal Branding: construindo sua marca pessoal / São Paulo: Integrare Editora, 2009

2

Couto, Ana. A (R)evolução do branding. São Paulo : Editora Gente, 2023

3

Hiam, Alexander. Marketing para leigos. - Rio de Janeiro, RJ. Alta Books,2011

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Carnegie, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital. 06 de março 2020. Ed. Sextante

2

1 Ferreira, Gustavo. Gatilhos Mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar. 22 de março, 2019. Ed. DVS

3

Salazar, Alice. De bem com o espelho: Automaquiagem com Alice Salazar. 29 de outubro de 2020. Ed. Belas-letras.

4

4 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2009

5

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática