PLANO DE ENSINO | 2025/1 |
CURSO | Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR | Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR | Gleyce Krieser Mota Santos Cé |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Marketing Pessoal e Digital | 0-19157 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Conceito e evolução Marketing Pessoal. Posicionamento pessoal. Ética profissional. Tendências nas mídias sociais (ferramentas utilizadas). A Comunicação a seu favor. Desenvolvimento de habilidades (comunicação, liderança e carisma). Cronograma de postagem. Imagem Pessoal (arquétipos, automaquiagem e consultoria de imagem). |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as novas ferramentas de marketing digital e usá-las a seu favor para o seu negócio. Utilizar o marketing pessoal para se diferenciar no mercado atual. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Mostar a evolução do marketing e como hoje as mídias sociais e imagem pessoal são importantes para o seu negócio. - Entender como o seu posicionamento é importante para o seu negócio. - Utilizar as mídias sociais atuais e as ferramentas disponíveis para promover o seu negócio. - Aprender a usar a comunicação de forma assertiva. - Mostrar como gerar conteúdo para manter a sua clientela ativa. - Utilizar a automaquiagem e autoimagem (roupas e postura) a seu favor para atrair o seu público. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM | 2 |
2 | Evolução do marketing. | 6 |
3 | Arquétipos e imagem pessoal. AEX, ARM, TG e PAL | 6 |
4 | Estratégias de marketing. AEX e ARM | 6 |
5 | Instagram e suas ferramentas. AEX e ARM | 4 |
6 | Oratória, posicionamento e liderança. ARM, PAL e AEX | 6 |
7 | Como exercitar a sua criatividade. AEX e ARM | 4 |
8 | 8 Planner de conteúdo e suas derivações. AEX e ARM | 6 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias. | ||||||||
HABILIDADES | Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade. | ||||||||
OUTRAS | Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 (teórica) | 1,2,4 e 5 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 (trabalho) | 3 | x | x | x | 3,0 | A definir |
|
| |
Avaliação 3 (teórica) | 6 e 8 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | Carnegie, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital. 06 de março 2020. Ed. Sextante |
2 | 1 Ferreira, Gustavo. Gatilhos Mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar. 22 de março, 2019. Ed. DVS |
3 | Salazar, Alice. De bem com o espelho: Automaquiagem com Alice Salazar. 29 de outubro de 2020. Ed. Belas-letras. |
4 | 4 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2009 |
5 | KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |