PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Citologia e Histologia |
0-19155 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Aspectos introdutórios de citologia, histologia. Noções de embriologia. Estudo da célula animal, sua organização (estrutural e funcional) e complexidade. Membrana e organelas. processos divisionais. Estudo dos tecidos sanguíneo, conjuntivo, epitelial, cartilaginoso, ósseo, muscular, nervoso. Pele e anexos cultâneos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimento de citologia e histologia em relação aos tecidos básicos do corpo humano. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a importância dos diversos tipos celulares e estruturas dos tecidos; - Reconhecer e diferenciar células e tecidos; - Estabelecer relação entre a estrutura morfológica com a função de cada tecido, órgão e sistema que constituem o organismo humano; - Compreender os fundamentos básicos do desenvolvimento embrionário humano e suas etapas; - Integrar o conhecimento da morfologia, organização celular e biogênese das diversas organelas e das estruturas dos diferentes tipos celulares, na formação de uma visão global dos processos biológicos; - Obter conhecimento básico e prático para o uso no dia a dia profissional e pessoal. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina, cronograma, apresentação do Plano de Ensino. Aspectos introdutórios à citologia e histologia. |
4 |
2 |
Introdução à citologia – Características celulares: conceitos e Classificação celular; Membrana plasmática e transportes membranosos; Organelas celulares: composição e funções - Citoesqueleto - Componentes - Movimentos celulares – Funções; Núcleo, Ciclo Celular e Divisão Celular. |
10 |
3 |
Aspectos básicos de Embriologia- Funções reprodutivas; Gametogênese (ovogênese e espermatogênese); Períodos pré-embrionários: Blastogênese; Gastrulação; Neurulação. Período embrionário e período fetal. |
8 |
4 |
Estudo da histologia: Técnicas de estudo, processamento e introdução à microscopia. TECIDO EPITELIAL - Formas e características das células epiteliais, função do tecido epitelial, tipos de epitélios. Aula Prática. |
12 |
5 |
TECIDO CONJUNTIVO- Características do tecido conjuntivo - Função do tecido conjuntivo - Tipos de tecidos conjuntivos - Composição do tecido conjuntivo - Células do tecido conjuntivo - Fibras colágenas - reticulares - elásticas - Sistema Tegumentar - Pele - epiderme - derme- Anexos - pêlos - unhas - glândulas da pele. Aula Prática. |
12 |
6 |
TECIDO NERVOSO - Componentes do sistema nervoso - Células do tecido nervoso - Neurônios - Morfologia do neurônio - Corpo celular - Dendritos - Axônio - Classificação dos neurônios - Morfologia - Fisiologia - Mediação química - Células da Glia. |
8 |
7 |
TECIDO CARTILAGINOSO: Características - funções – Tipos. |
10 |
8 |
-TECIDO MUSCULAR - Tipos de tecido muscular - Características do tecido muscular - morfologia da fibra muscular - Sarcômero - Organização do músculo – miofilamentos. |
8 |
9 |
TECIDO SANGUÍNEO - Composição do sangue - Funções do tecido sanguíneo - Células do sangue. TECIDO ADIPOSO - Características – Funções. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada; Atividades Extraclasse; Aula com Recursos Multimídia; Dinâmicas de Grupo; Estudo Dirigido; Exercício de Fixação; Aula em Laboratório; Seminário; Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas; -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional. |
|||||||||||
ATITUDES |
Cooperação, Assiduidade, Responsabilidade, Interesse, Participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Postura ética e profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação III |
7, 8 e 9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividades em sala, seminários e atividades em laboratório |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica.. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2013. |
|||||||||||
2 |
ROSS, Michael H.; REITH, Edward J.; ROMRELL, Lynn J. Histologia: texto e atlas. 2.ed. São Paulo: Editorial Médica Panamericana S/a, 1993. 779 p. ISBN 8530300246 |
|||||||||||
3 |
DE ROBERTIS, Eduardo D. P.; DE ROBERTIS, Eduardo M. F.; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2010. 390p. ISBN 9788527712033. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Tratado de histologia em cores. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 426 p. ISBN 85-277-0488-9. |
|||||||||||
2 |
Histologia e biologia celular: uma introdução |
|||||||||||
3 |
ALBERTS, Bruce; BRAY, Dennis; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; RAFF, Martin; ROBERTS, Kleith. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2005. 757 p. ISBN 8573074949 |
|||||||||||
4 |
MEDRADO, Leandro. Citologia e histologia humana: fundamentos de morfofisiologia celular e tecidual. São Paulo: Érica, 2014. 152 p. (Série eixos Ambiente e saúde). ISBN 978-85-365-0897-9. |
|||||||||||
5 |
VIDAL, Benedicto de Campos; MELLO, Maria Luísa Silveira. Biologia celular. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1987. 347 p. (Série Biomédica-textos Para Universidade) 203 |
|||||||||||
obs:Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail (brunaandersen@uniplaclages.edu.br), canais oficiais de comunicação. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais ou em sala. Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. O discente deverá anexar ao requerimento os documentos que comprovem o motivo de força maior ou caso fortuito do não comparecimento à aula, à avaliação ou solicitação de licença, sob pena de indeferimento. A Justificativa de Falta de que trata o art. 1º não gera abono de falta, mas garante a recuperação das atividades previstas no plano de ensino do componente curricular que o discente não se fez presente. A falta será justificada se o discente apresentar, juntamente com o requerimento, trabalho que contemple o conteúdo que foi abordado na aula que faltou. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |