PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Angela Carla Ghizoni |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Anatomofisiologia I |
0-19153 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução ao estudo da anatomofisiologia humana. Anatomia e fisiologia do aparelho locomotor e dos sistemas tegumentar e nervoso. |
OBJETIVO GERAL |
Estudar a morfologia macroscópica dos órgãos e sistemas do corpo humano, estabelecendo relação entre forma e função, assim como aspectos anatômicos e fisiológicos clínicos para atuação do tecnólogo em cosmética e estética. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Introduzir o estudo da anatomia e fisiologia humana; 2- Estudar o aparelho locomotor, os sistemas tegumentar, osteomuscular, nervoso. 3- Relacionar a anatomofisiologia às práticas clínicas dos profissionais de cosmética e estética. 4- Realizar leituras e análise crítica de obras publicadas e trabalhos científicos acerca do conteúdo programático. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação e discussão do plano de ensino. |
24 |
2 |
- Anatomofisiologia do aparelho locomotor. |
32 |
3 |
- Anatomia e fisiologia do sistema nervoso. |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX; LAB; APE, TICS; ED; TG; EX. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Ser capaz de compreender e identificar a localização e a função das estruturas do corpo humano. Demonstrar conhecimento sobre os processos fisiológicos que influenciam o funcionamento dos sistemas e processos do corpo humano. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Ser hábil em localizar, manusear e nomear as estruturas no corpo humano. |
|||||||||||
ATITUDES |
-Atitudes éticas perante o docente, os técnicos do laboratório de anatomia, o grupo e o material biológico utilizado (cadáveres). -Paramentação; -Frequência; -Participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula (argumentação; análise crítica) -Cumprimento do prazo de entrega das atividades solicitadas -Raciocínio crítico, coerência e lógica. |
|||||||||||
OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extra-classe poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas e seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1: Teórica |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2: Prática |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3: Avaliação Teórica/Prática |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3: Seminários |
1,2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4: APE e participação nas atividades propostas e a pintura de um molde de gesso de peça anatômica |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 5: pintura de gesso |
1,2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 184 p. (Biblioteca biomédica). ISBN 8573790709. |
|||||||||||
2 |
HALL, John E.; GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 973 p. ISBN 9788535262858. |
|||||||||||
3 |
MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 1021 p. ISBN 9788527725170. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619. |
|||||||||||
2 |
NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ISBN 9788535237481. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Nívea Cristina Moreira. Anatomia e fisiologia humana. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. 120 p. (Série eixos Ambiente e saúde). ISBN 978-85-365-0626-5. |
|||||||||||
4 |
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714041. |
|||||||||||
5 |
TORTORA, Gerard J.; DERRIKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. il. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 1201 p. ISBN 9788527728621. |
|||||||||||
6 |
HALL, John E; HALL, Michael E. Guyton & Hall Tratado de fisiologia médica. 14. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788595158696. |
|||||||||||
obs:A justificativa de faltas, bem como agendamento de avaliações fora do prazo ocorrerão de acordo com a disponibilidade do docente e discente e em concordância com a Resolução 619/2024. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |