PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Felipe da Silva Muniz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Linguagem Visual |
0-19202 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Elementos básicos da linguagem visual e aplicações. Estudo de composições através das operações de transformação da forma bidimensional e tridimensional. Teoria da Gestalt. Introdução a Teoria da Cor. Psicologia e propriedades da cor. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação da forma, através de composições, cores e utilização de diferentes técnicas de expressão gráfica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar as técnicas de trabalho do desenho, seu conceito, regras e funções na organização visual; - Proporcionar a reflexão sobre teoria e conceitos estéticos fundamentais presentes no processo do design. - Relacionar as técnicas de composição e estética com o design de interiores; - Estimular o processo criativo e de representação, ampliando a capacidade de expressão. - Desenvolver a prática projetual por meio de exercícios que trabalhem o senso estético em inter-relação com sistemas de envio, recepção e compreensão da mensagem visual; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino, apresentação do conteúdo a ser aplicado, critérios e métodos de avaliação, considerações gerais sobre o funcionamento da disciplina. |
2 |
2 |
Introdução a linguagem visual |
4 |
3 |
Elementos básicos da linguagem visual: ponto, linha, plano, volume, cor, forma, textura e suas relações. |
22 |
4 |
Operações de transformação da forma |
20 |
5 |
Teoria da Cor – Formação das cores, relações entre cor e luz, efeitos e fenômenos relacionados a cor. |
4 |
6 |
Psicologia e propriedades da cor: significados, escalas tonais, misturas, utilização e aplicação. |
20 |
7 |
Teoria da Gestalt – leis e aplicações |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; TI - Trabalho Individual; TG - Trabalho em Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado através do desenvolvimento de trabalhos práticos individuais/grupo, baseados no conteúdo teórico das técnicas, a avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da capacidade do discente. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Como critério de avaliação das habilidades serão considerados: - O desenvolvimento do discente nas atividades; - A criatividade no desenvolvimento dos trabalhos; - A correta utilização das técnicas; - A capacidade de criar e desenvolver novas habilidades; - A interpretação a cerca do trabalho desenvolvido; - A aplicação e correlação do que se ensina a atividade no design de interiores. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Frequência as aulas; - Relacionamento com colegas e professores; - Comprometimento e participação nas atividades propostas; - Cumprimento de prazos para a entrega dos trabalhos; |
|||||||||||
OUTRAS |
Não se aplica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
10/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
31/03/2025 |
x |
14/04/2025 |
||||
Avaliação 03 |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/04/2025 |
x |
19/05/2025 |
||||
Avaliação 04 |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/05/2025 |
x |
16/06/2025 |
||||
Avaliação 05 |
6 e 7 |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007. 236p |
|||||||||||
2 |
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9.ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2009. 127 p. ISBN 8586303577 |
|||||||||||
3 |
BANKS, Adam; FRASER, Tom. O guia completo da cor: livro essencial para a consciência das cores. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2007. 223p. ISBN 9788573595932 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos: em arquitetura, projeto de produto, comunicação visual, design de interior. Rio de Janeiro: Ed. Edgard Blücher, 2007. 116 p. ISBN 9788521204268 |
|||||||||||
2 |
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 351p. ISBN 9788578272586 |
|||||||||||
3 |
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 223 p. ISBN 852120137-0. |
|||||||||||
4 |
MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axonometria. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2010. 155 p. ISBN 852120115-x. |
|||||||||||
5 |
JARDIM, Mariana Comerlato; RODRIGUES, Amanda Guimarães; SCOPEL, Vanessa Guerini. Expressão plástica. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027244. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |