PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Arte e do Design |
0-19201 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Importância das referências culturais na formação do designer. Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI. Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI. O design brasileiro. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar o conhecimento sobre a história da arte e do design, fornecendo referências visuais e subsídios teóricos essenciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Proporcionar ao acadêmico visualizar o contexto do design. Proporcionar ao acadêmico compreender a evolução estética e conceitual da arte e do design. Fornecer fontes de referência de arte e design. Estimular o senso crítico e estético. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O que é cultura. A influência da cultura na sociedade. Cultura global x cultura local. A importância das referências culturais para a vida e a carreira do designer. Os clássicos. Por que consumir os clássicos. |
4 |
2 |
Conceitos básicos de arte. |
12 |
3 |
Conceitos básicos de design. |
8 |
4 |
Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI. |
24 |
5 |
Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI. |
24 |
6 |
O design brasileiro. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Produção e apresentação de trabalhos teóricos (seminários) e práticos. Eventualmente, provas escritas e produção de texto. Será avaliada tanto a forma quanto o conteúdo dos trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de entendimento dos conceitos, análise crítica, apropriação e uso da teoria. Capacidade de argumentação e comunicação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
4, 5, 6 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARROSO, Priscila Farfan; NOGUEIRA, Hudson de Souza. História da arte. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595022980. |
|||||||||||
2 |
FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 576p. ISBN 9788575426463. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Jana Cândida Castro dos; SOUZA, Jéssica Pinto de. História da arte e do design. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026582. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2001. 552 p. ISBN 857302051-2 |
|||||||||||
2 |
CONSOLO, Cecilia (org.). Anatomia do design: uma análise do design gráfico brasileiro. São Paulo: Blucher, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788521217664. |
|||||||||||
3 |
FIORANI, Mauro. Moda e cultura contemporânea. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881285. |
|||||||||||
4 |
MORAES, Dijon de. Escritos de design: um percurso narrativo. São Paulo: Blucher, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555062472. |
|||||||||||
5 |
PINHEIRO, Antonio Carlos da Fonseca Bragança; CRIVELARO, Marcos. História da arte e do design: princípios, estilos e manifestações culturais. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519272. |
|||||||||||
obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. Amparado pelo artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, é proibida a gravação das aulas, em partes, ou na sua totalidade, sem o consentimento do professor. A disciplina será ministrada, em parte, de forma híbrida, com aulas à distância, porém síncronas. Tudo de acordo com a estratégia pedagógica da disciplina. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |