PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Ambientação ao Design de Interiores |
0-19199 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Funções , perfil e atribuições do profissional em Design de Interiores. Introdução ao projeto de interiores. Estilos, estudo e composição de ambientes, residenciais, comerciais e laborais. Análise, função, circulação e ergonomia de acordo com a utilização dos ambientes. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao discente o conhecimento relativo à atuação do designer de interiores, através da análise e estudo do processo de elaboração de projetos de interiores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver com o aluno uma visão global de todas as áreas que envolvem diretamente a atuação do designer; Despertar a criatividade de modo a contrapor a lógica e deduções intuitivas a fim de promover noções para o desenvolvimento do senso crítico; Oferecer base conceitual para uma melhor gestão do ambiente de interiores bem como lidar diretamente com as necessidades dos clientes; Capacitar o aluno a desenvolver ambientes de forma estruturada e sistemática assegurada pelo processo de design e qualidade do resultado final; Capacitar o aluno para mensurar espaços visando adequar os diversos ambientes às suas funções de ergonomia, circulação e utilização do ambiente; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceitos sobre ambientação e decoração |
10 |
2 |
Composição dos espaços |
10 |
3 |
Tipos de estilos e suas possibilidades |
14 |
4 |
Atribuições profissionais |
11 |
5 |
O que é Briefing, braimstorm e programa de necessidades |
11 |
6 |
Estudo de de ambientes comerciais e residenciais |
22 |
|
TOTAL DE HORAS |
78 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado através do desenvolvimento de trabalhos práticos individuais/grupo, focados na resolução de problemas, os quais são encontrados com frequência no cotidiano do profissional, a avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da capacidade do discente. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Capacidade de resolução de situações e problemas relacionados a ambientação; - Produtividade associada ao desenvolvimento do trabalho; - Aprimoramento da técnica; - Capacidade de interpretação; - Capacidade de criar, desenvolver e posteriormente complementar sua formação com as demais disciplinas do curso. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Frequência às aulas; - Relacionamento com colegas e professores; - Comprometimento e participação nas atividades propostas; - Cumprimento de prazos para a entrega dos trabalhos |
|||||||||||
OUTRAS |
Aulas praticas, expositivas e de atividade em grupo |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa3 |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Cores e croquis |
|
|
|
|
1 |
04/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 – Trabalho sobre estilos |
|
|
|
|
2 |
11/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação 03 – mood board, briefing e demais análises |
|
|
|
|
3 |
13/05/2025 |
x |
15/05/2024 |
||||
Avaliação 04 – projeto final |
|
|
|
|
3 |
17/06/2025 |
x |
24/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342 |
|||||||||||
2 |
FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Ambientes de trabalho. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085 |
|||||||||||
3 |
FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Apartamentos e lofts. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085 |
|||||||||||
4 |
FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Armários e prateleiras. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CHING, Francis D. K.; BINGGELI, Corky. Arquitetura de interiores: ilustrada. 2.ed.Porto Alegre: Bookman, 2006. 352 p. |
|||||||||||
2 |
ROTELLI, Vanderlei. Tecnologias emergentes em DI. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online |
|||||||||||
3 |
GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gi |
|||||||||||
4 |
MANCUSO, Clarice. Guia prático do design de interiores. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2005. 175 p. |
|||||||||||
5 |
HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015.171p |
|||||||||||
obs:Todas as aulas são expositivas, dialogadas e com espaço para visitas técnicas |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |