PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Questão Social |
0-19196 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Gênese da questão social. Expressões contemporâneas da questão social. Questão social e o serviço social. Trabalho e serviço social. Possibilidades e alternativas da Questão Social. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a apreensão dos conceitos Trabalho e Questão Social, bem como tais concepções refletem no cotidiano do processo de trabalho do(a) Assistente Social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar a apreensão do conceito de questão social, bem como instrumentar os acadêmicos para que possam perceber a dinâmicas destas questões, no que tange aos reflexos valorativos, contexto social e histórico, sobre a realidade da sociedade contemporânea; - Apreender como a pobreza e a exclusão social se apresentam no cenário brasileiro: contexto urbano e rural; - Compreender as categorias trabalho, classes sociais e questão social como centrais na discussão do processo de trabalho do profissional de Serviço Social. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Fundamentos sócio-históricos da “questão social”. |
16 |
2 |
- Construção Histórico-Social da Pobreza: desnaturalização das desigualdades Sociais. |
10 |
3 |
- Questão Social “no Brasil. |
20 |
4 |
- Questão Social: o debate contemporâneo e o Serviço Social |
20 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); Classroom; DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Construção de conceitos claros; organização na elaboração dos trabalhos; produção de texto coerente e articulado; Domínio das normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Expressar-se em público; Trabalhar em grupo; Apresentação das atividades com criatividade. |
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ATITUDES |
Postura ética; Criatividade; Responsabilidade; Comprometimento, Iniciativa; Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina; Participação em sala de aula. |
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OUTRAS |
Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, Cooperação com os colegas e professora; respeito pelas regras conjuntamente estabelecidas no contrato pedagógico; Ter frequência mínima obrigatória. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Participação |
1, 2, 3, 4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação I |
2, 3, 4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II |
3, 4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho Grupo |
2, 3 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
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Seninário |
1, 2, 3, 4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 10.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 200 p. ISBN 8524905557 |
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2 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 493p. ISBN 9788524913457. |
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3 |
SOUZA, Edvânia Â. de; SILVA, Maria Liduina de Oliveira e (org.). Trabalho, questão social e serviço social: a autofagia do capital. São Paulo: Cortez, 2019. 253 p. ISBN 978-85-249-2758-4. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 611 p. ISBN 853261954-1. |
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2 |
DORETO, Daniela Tech et al. Questão social, direitos humanos e diversidade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595027619. |
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3 |
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011. 155p. ISBN 9788575501567 |
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4 |
SANTOS, Josiane Soares. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012. 272 p. (Biblioteca básica de serviço social; v. 6). ISBN 978-85-249-1946-6. |
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5 |
MEIRELLES, Giselle Ávila Leal de. Serviço social e "questão social": das origens à contemporaneidade. Curitiba: InterSaberes, 2018. 175 p. (Série Formação Profissional em Serviço Social). ISBN 978-85-5972-656-5. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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