PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Paulo Zulmar Panatta |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Social |
0-19197 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Pressupostos teórico-epistemológicos da psicologia social. Processo de constituição de sujeito e da subjetividade na perspectiva sócio histórica. Processo Grupal. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a determinação social no processo de constituição do sujeito a partir dos principais temas em Psicologia Social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Resgatar o histórico da Psicologia Social e caracterizá-la no Brasil; - Identificar as diferentes perspectivas epistemológicas da Psicologia Social; - Discutir a determinação social no processo de constituição do sujeito; - Apresentar a teoria das Representações Sociais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Psicologia Social: |
12 |
2 |
1. Processo de Constituição do Sujeito e da Subjetividade na perspectiva Sócio Histórica. |
10 |
3 |
3.Teoria das representações sociais. |
10 |
4 |
4. Processo Grupal |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula Expositiva Dialogada. Estudo do Texto. Dinâmica de grupo: roda de conversas Filme e debate |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de expressão oral e escrita. Capacidade de avaliar-se e avaliar o processo. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação em sala de aula, iniciativa, pontualidade, responsabilidade, e respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
ND |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1 - Avaliação integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
10/06/2025 |
x |
17/06/2025 |
||||
2 - Estudo Dirigido |
1 |
x |
|
|
2.0 |
11/03/2025 |
|
|
||||
3 - Trabalho em Grupo |
2 |
x |
x |
|
2.0 |
22/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
||||
4 - Prova |
3 |
x |
|
|
2.0 |
20/05/2025 |
|
|
||||
5 - Trabalho Individual |
4 |
x |
x |
|
2.0 |
17/06/2025 |
x |
24/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VERONESE, Marília Veríssimo; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Psicologia do cotidiano: representações sociais em ação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. 311 p. (Psicologia social) ISBN 9788532635358 |
|||||||||||
2 |
CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9. |
|||||||||||
3 |
SAWAIA, Bader Burihan (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999. 156 p. (Psicologia Social). ISBN 853262261-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito |
|||||||||||
2 |
FONSECA, Tania Mara Galli. Gênero, subjetividade e trabalho. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. 213 p. (Psicologia Social) ISBN 853262369-7 |
|||||||||||
3 |
SPINK, Mary Jane. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 339 p. (Psicologia Social) ISBN 8532628818 |
|||||||||||
4 |
LANE, Sílvia Tatiana Maurer; GODO, Wanderley. Psicologia social: o homem em movimento. 13.ed. 3.imp. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2001. 220 p. ISBN 8511150234 |
|||||||||||
5 |
JACQUES, Maria da Graça Corrêa; STREY, Marlene Neves; BERNARDES, Nara Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho A.; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA, Tânia Galli. Psicologia social contemporânea: livro-texto. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 262p (Psicologia Social) 20611 ISBN 8532619746 |
|||||||||||
obs: ND |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |