PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Marcelo Della Justina Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Formação Sócio Histórica e Política do Brasil |
0-19198 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos da República Velha. Estado Novo. Industrialização e urbanização. Inserção do país no sistema capitalista mundial e seus desdobramentos nas décadas de 1970 e 1980. Transição democrática e neoliberalismo. |
OBJETIVO GERAL |
Contribuir para a formação acadêmica do profissional de Serviço Social com pensamento crítico, com fundamentação teórica, compromisso político e ético com as questões sociais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Analisar de forma crítica os aspectos políticos, econômicos da formação social brasileira em seus diferentes contextos históricos; - Proporcionar uma visão de contexto e interdisciplinar dos fatos políticos e econômicos da formação social brasileira; - Assegurar uma metodologia e referencial teórico coerente com a abordagem crítica da formação social brasileira e seus reflexos no contexto das políticas sociais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I: Formação do Brasil Contemporâneo |
12 |
2 |
UNIDADE II: Introdução à História do Brasil |
08 |
3 |
UNIDADE III: Organização Social - Formação do Brasil |
03 |
4 |
UNIDADE IV: Políticas Públicas e Direitos Humanos |
10 |
5 |
Atividade Prática Extraclasse, conforme o art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
7 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Formato de avaliação integrativa é definido pelo colegiado do curso e pelas turmas, onde os mesmos deverão articular as disciplinas e os conhecimentos. A data da avaliação Integrativa será definida em reunião de colegiado e posteriormente informado as turmas. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - A/o estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
I, II ,III e IV |
x |
x |
x |
2.0 |
24/06/2025 |
|
|
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Avaliação I |
I e II |
x |
x |
x |
4.0 |
30/04/2024 |
x |
07/05/2024 |
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Avaliação II |
III e IV |
x |
x |
x |
2 |
28/05/2024 |
x |
04/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1996. 220 p. 74 ISBN 85-7164-448-9 |
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2 |
BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine Rossetti; SANTOS, Silvana Mara de Morais dos; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. 280p. ISBN 9788524914072 |
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3 |
VIEIRA, Balbina Ottoni. História do serviço social: contribuição para a construção de sua teoria. 3.ed. Rio de Janeiro: Agir S. A. Editora, 1980. 212 p. ISBN 8522000212 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 10.ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 1996. 238 ISBN 85-250-0284-4 |
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2 |
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2012. 363p. ISBN 9788535921304 |
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3 |
BELLO, José Maria. História da república 1889-1954: Síntese de sessenta e cinco anos de vida brasileira. 6.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969. 356 p. (História E Biologia) 15057 |
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4 |
GENTILI, Pablo. Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. 4.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 251 p. ISBN 853262241-0 |
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5 |
SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese da história da cultura brasileira. 20.ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S/a, 2003. 158 p. ISBN 8528602931 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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