PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução ao Desenvolvimento Web |
0-19205 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Arquitetura Web. Desenvolvimento Responsivo. Linguagens de Desenvolvimento Front-End. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os estudantes a compreenderem os fundamentos da arquitetura web e a desenvolverem aplicações web responsivas utilizando linguagens e tecnologias front-end, aplicando boas práticas de design e acessibilidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender os conceitos de arquitetura web: explicando os componentes e funcionamento de sistemas web, incluindo cliente, servidor e protocolos. • Desenvolver interfaces responsivas: projetando e implementando layouts que se adaptem a diferentes dispositivos e tamanhos de tela utilizando técnicas modernas. • Explorar linguagens front-end: utilizando HTML, CSS e JavaScript para criar páginas web interativas e estruturadas. • Aplicar boas práticas de desenvolvimento: incorporando princípios de acessibilidade, usabilidade e design web nos projetos. • Familiarizar-se com ferramentas de desenvolvimento: utilizando editores de código, navegadores e ferramentas de inspeção para prototipar e depurar aplicações web. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Fundamentos de Desenvolvimento Web |
20 |
2 |
2. Linguagens de Desenvolvimento Front-End |
32 |
3 |
3. Projeto Final |
28 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Relatórios técnicos, atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de assimilar novas tecnologias; Compreensão e interpretação de textos técnicos; Capacidade de comunicação; Capacidade de resolução de problemas; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita, de avaliações, atividades, trabalhos e propostas de estudos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
NSA. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Integrativa Projeto Integrador3 |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Projetos práticos HTML, CSS e JavaScript |
1 a 2 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Projeto final |
3 |
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. 6. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788565837484. |
|||||||||||
2 |
PILGRIM, Mark. HTML5: entendendo e executando. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 205p. ISBN 9788576085904 |
|||||||||||
3 |
JOBSTRAIBIZER, Flávia. Criação de sites com CSS: desenvolva páginas mais leves e dinâmicas. São Paulo: Digerati, 2009. ISBN 9788578730772 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
RESIG, John; BIBEAULT, Bear. Segredos do Ninja JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013. 488p. ISBN 9788575223284 |
|||||||||||
2 |
TERUEL, Evandro Carlos. HTML 5: guia prático. 2. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519296. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Maurício Samy. JavaScript: guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010. 571p. ISBN 9788575222485 |
|||||||||||
4 |
ZAKAS, Nicholas. JavaScript de alto desempenho. São Paulo: O`Reilly, 2010. 243p. ISBN 9788575222416 |
|||||||||||
5 |
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 195p. ISBN 9788576082712 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |