PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Rafael Pellizzoni de Oliveira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Arquitetura de Computadores |
0-19204 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Representação de dados. Aritmética binária e decimal. Lógica matemática. Arquitetura de Computadores. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer e compreender o funcionamento das operações realizadas nos diversos elementos e componentes de um sistema computacional, suas aplicações e seus sistemas de controle internos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar a representação da informação de um sistema computacional Demonstrar as operações aritméticas com dados digitais Demonstrar a arquitetura e as características de um sistema computacional |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Representação de dados sistemas de numeração e operações aritméticas. |
24 |
2 |
2. Modelos computacionais baseados em circuitos lógicos digitais |
24 |
3 |
3. Arquitetura de um sistema computacional. |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositiva, trabalhos de pesquisa e exercícios de fixação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conversão entre diferentes bases numéricas. Operações matemáticas com as bases numéricas trabalhadas no conteúdo Lógica booleana e elaboração de circuitos lógicos. Entendimento da arquitetura básica de um sistema computacional |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de resolver provas e testes respondidos de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina; Capacidade de apresentar trabalhos, estudos de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina; Capacidade de apresentar, oral e escrito, provas, testes, trabalhos e estudos, com a qualidade e de acordo com a metodologia científica; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita, de provas e testes, trabalhos e estudos. Capacidade de compreender, elaborar, aplicar e analisar corretamente o desempenho de ambientes e sistemas computacionais . |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa na aula (Frequência); Respostas assimilativas dos conteúdos; Assiduidade e Pontualidade; Conduta, Comportamento e Postura; Utilização de equipamentos smartphones, etc...) somente quando solicitado ou liberado pelo professor. |
|||||||||||
OUTRAS |
Frequência inferior a 75% - Reprovação. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AV1 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
11/03/2025 |
x |
25/03/2025 |
||||
AV2 |
2 |
x |
x |
x |
2 |
15/04/2025 |
x |
06/05/2025 |
||||
TR |
3 |
x |
x |
x |
3 |
24/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAPUANO, Francisco Gabriel; IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de eletrônica digital. 42. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788536530390. |
|||||||||||
2 |
PAIXÃO, Renato Rodrigues. Arquitetura de computadores: PCs. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536518848. |
|||||||||||
3 |
TOCCI, Ronald; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11.ed. São Paulo: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 2011. 817p. ISBN 9788576059226 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DUARTE, Flávia; OLIVEIRA, Leonardo Godinho de; BARBOSA, Lisiane; OLIVEIRA, Joaquim Rodrigo de. Introdução a álgebra de Boole. Lages 1999. 22 p. 16137 |
|||||||||||
2 |
TORRES, Gabriel. Hardware: curso completo. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. Axcel Books 894 p.:il 11221 ISBN 857323087-8 |
|||||||||||
3 |
PARHAMI, Behrooz. Arquitetura de computadores: de microprocessadores a supercomputadores. São Paulo: Mac Graw Hill, 2007. 560p. ISBN 9788577260256 |
|||||||||||
4 |
VASCONCELOS, Laércio. Hardware na prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Laércio Vasconcelos Computação, 2009. 716p. ISBN 9788586770159 |
|||||||||||
5 |
HENNESSY, John L; PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150669. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |