UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia, Ciência e Profissão - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Glaucia Machado Moreira Domingues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia, Ciência e Profissão

0-19191

4

80


EMENTA

Constituição da psicologia na área de conhecimento científico. Ciência básica e ciência aplicada em

psicologia. Níveis de organização da formação e pesquisa em psicologia no Brasil. Organização

profissional, entidades e associações representativas na psicologia e níveis de participação. Critérios

científicos e profissionais de validação de teorias e técnicas em Psicologia. Relação entre

desenvolvimento científico e práticas profissionais. Atividades extensionistas.


OBJETIVO GERAL

Adquirir uma visão ampliada da psicologia como ciência e profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer um panorama geral da Psicologia no Brasil; - Obter informações relevantes sobre a formação do psicólogo e seu papel na identidade de sua profissão; - Aprender quais os princípios norteadores da Psicologia como ciência e como profissão; - Adquirir conhecimento a respeito do exercício profissional do psicólogo, bem como suas áreas de atuação, campo de conhecimento, seus desafios teóricos e metodológicos contemporâneos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Psicologia: conhecimento científico e sua organização
1.1– Psicologia: senso comum X conhecimento científico;

10

2

2. Ciência básica e aplicada em Psicologia
2.1 – Aplicação conhecimento científico nas diversas áreas da Psicologia;

15

3

3. Psicologia no Brasil: formação e pesquisa
3.1 – Panorama histórico da psicologia no Brasil;
3.2 – Psicologia como profissão;
3.3 – A formação do psicólogo e seu papel na identidade profissional;
3.4 – Psicologia e pesquisas atuais;

15

4

4. Organização profissional, entidades e associações relacionadas à Psicologia
4.1 – Espaço de atuação do psicólogo: práticas consolidadas e emergentes;
4.2 Exercício profissional X Ética;
4.3 – Trabalho e relações de poder;

15

5

5. Critérios científicos e profissionais para validação da teoria e da técnica
5.1 - Identidade da Psicologia como ciência e profissão;
5.2 – Responsabilidades, deveres, código de ética do psicólogo.
5.3 – Papel do psicólogo;

10

6

6. Desenvolvimento científico e mercado profissional
6.1 - Papel do psicólogo e limites de sua atuação;
6.2 – Áreas e campos de atuação;
6.3 – Abordagens teóricas X Áreas de atuação.

15

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos e práticos, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas. Consistência teórica. Produção de conhecimento e análise crítica sobre o assunto.

HABILIDADES

Embasamento científico; coerência; boa explanação; criatividade; capacidade de trabalhar em equipe.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e atividades realizadas; Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia Indicada, postura ética e comprometida.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho em grupo sobre o exercício profissional do psicólogo/Seminários

4,5,6

x

x

x

2.5

A definir

Avaliação integrativa

x

x

x

1.5

10/06/2025

Entrevista com psicólogos

1,2,3,4,5,6

x

x

x

1.5

A definir

Prova de múltipla escolha

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

27/05/2025

x

03/06/2025

Resenha Filme

x

x

x

1.0

15/04/2025

Painel da História da Psicologia

x

x

x

0.5

25/02/2025

Mapa conceitual

x

x

x

1.0

25/03/2025

x

08/04/2025

Quiz código de Ética

x

x

x

0.5

22/04/2025

Carta ao Psicólogo do Futuro

x

x

x

0.5

24/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522126675.

2

SPINK, Mary Jane P. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. 339 p. (Psicologia social) ISBN 9788532628817

3

XAVIER, Cesar Rey. A psicologia e o problema mente-corpo: uma nova proposta para a imponderável epistemologia da consciência. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 205p. ISBN 9788536235387.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

5007580

2

GRIGGS, Richard A. Psicologia: uma abodagem concisa. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 432p. ISBN 9788536320120

3

MYERS, David G. Psicologia social. 10. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580553390.

4

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. (Em foco). ISBN 9788571440678.

5

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2.

obs:CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: inserção da psicologia no sistema único de saúde e na saúde suplementar. Pesquisa e Redação Fernando Mussa Abujamra Aith (coordenador) Marco Aurélio Antas Torronteguy Gabriela Barros de Luca. Brasília: 2013. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da(o) psicóloga(o). Brasília: CEP. 2013. CRUZ, Roberto Moraes. Formação científica e profissional em Psicologia. In: Psicologia ciência e profissão. vol.36. n.1 Brasília: DOI, 2016.

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